Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

16 de abr. de 2011

As Banshee

Texto de Ioldanach; fonte: Templo de Conhecimento

As Banshee caíram no imaginário popular como uma espécie de alma penada que vaga sem rumo entre este mundo e o Além, surgindo em meio de aparições fantasmagóricas para azarados mortais em lugares poucos belos tais como cemitérios, castelos com fama de serem mal assombrados e principalmente entre soldados mortos em um campo de batalha.
As banshee são vistas alternativamente assumindo 03 formas, a saber aparecem como meninas da mais tenra idade, mulheres jovens ou anciãs,mas invariavelmente algo em seu aspecto físico chama atenção seja pela inerente "doçura" da meninez apresentada, a sensualidade curvilínea só vislumbrada nas mais formosas das fêmeas ou ainda bizarra deformidade conduzida pela senilidade avançada.
Com o poder de "apossarem" por curto espaço de tempo seja do corpo de animais ou humanos e deles fazerem seus incautos marionetes, podendo atravessar a mais sólida parede como fosse fumaça e com o dom de realizarem os desejos daqueles dispostos a selarem com elas um pacto nefando onde por fim se perca a alma, porém, de tudo o mais terrível era o seu grito que emitido seria capaz de gelar o sangue do mais corajoso homem , matar os mais fracos, enlouquecer ou simplesmente deixa-lo surdo para o resto da vida.
Curioso observar que ligam as banshee a figura de Morrigan e suas irmãs Fraya (chamada de "a Odiosa"), Nemon (conhecida também popularmente como "a Venenosa") , Badh (atendendo pelo apelido sugestivo de "a Fúria") e Macha ou bem até a a imagem da deusa Brigith que nascendo como patrona da poesia e das artes termina ficando muito vinculada a ideia de luto com a história da perda de seu filho na batalha entre os Fomorianos e Tuatha Dé Danann.
Seja Morrigan, Brigith ou quem for , o fato é as banshee estão sempre na posição de portadores de más notícias na forma de morte precoce, doença e grande sofrimento, só que na origem etimológica a palavra "banshee" vem de "Bean-Sídhe" que se traduz como "Mulheres da Colina", uma referencia ao último refúgio dos Tuatha Dé Danann que permaneceram na Irlanda e recolheram-se em "sídhe" (singular sídh) / colinas, individualmente escolhidas por Dagma para ser a morada de cada deus e deusa gaélico.
Agora é importante frisar que tal como haviam as "Bean-Sídhe"/ Mulheres da Colina haviam também os "Fer-Sídhe"/ Homens da Colina que reunidos compunham os "Aes Sídhe"/ Povo das Colinas ou encurtando "Sídhe", porém, o que sobreviveu mesmo até os dias de hoje e projetou para fora do imaginário mítico irlandês foi a figura tétrica das "banshee".
De inicio deste mito "transfigurado" as banshee serviam como protetoras das cincos principais famílias da Irlanda, a saber os O'Neills, O'Briens, O'Connors, O'Gradys e Kavanaghs. De fato a supostas aparições das banshee para além da Irlanda se deram tal como que acompanhando estas famílias para outros países .
Mesmo atualmente é recorrente a idéia de que chamar as banshee em voz por volta de 03 vezes em certos locais tidos como de centros de poder místico em datas astrologicamente "peculiares" renderia a possibilidade de obter favores destas sombrias senhoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário