Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

26 de mar. de 2011

Deusa Athena

Athena é filha de Zeus e Métis.

Desta relação com a deusa da inteligência, estava destinado a nascer um filho que superaria as forças de seu pai. Para evitar que isto acontecesse, quando Métis engravidou pela primeira vez, Zeus a engoliu. Em consequência disso, ficou com uma dor de cabeça que se tornou tão insuportável que ele mandou o deus Hefesto abrir o seu crânio com uma machadada. Quando isto foi feito, Athena de lá saltou, trazendo na mão uma lança. Athena é a deusa da razão e da sabedoria. Era símbolo da inteligência, da guerra justa, da pureza e das artes domésticas e era uma das divindades mais veneradas.
A virginal deusa é a protetora da vida civilizada, da agricultura, das atividades artísticas, como a literatura, e a filosofia das cidades, foi ela quem ensinou às mulheres a arte de tecer. É muito engenhosa, protege as fiandeiras e as bordadeiras. Inventou o carro de combate e ensinou o homem a extrair azeite das azeitonas.
Athena era simbolizada pelas oliveiras e pela coruja. Sua cidade era Athenas, que levara seu nome e onde havia cultos em sua homenagem.

fonte: http://deusesrusticos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário