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Vide mitologia hindu.
Mitologia védica se refere aos aspectos mitológicos da religião védica histórico e literatura védica , especialmente a que aludem os hinos do Rigveda . O mito central na base de cerca ritual védico Indra que, inebriados com a Soma , mata o Dragão(IAH) Vrtra , liberando o dos rios , das vacas e Dawn.Tem diretamente contribuiu para a evolução e o desenvolvimento da tarde hinduísmo e mitologia hindu.
Tradição védica contém inúmeros elementos que são comuns aos Indo-Europeia tradições mitológicos, como as mitologias da Pérsia , Grécia e Roma , e que dos celtas, germânicos e eslavos. O deus védico Indra em parte corresponde a Dyaus Pitar , o Pai do céu, Zeus e Júpiter . A divindade Yama , o senhor dos mortos, é Yimada mitologia persa. hinos védicos se referir a essas e outras divindades, muitas vezes 33, composto por oito Vasus, Rudras onze, doze Adityas, eo falecido Rigvédica Prajapati. Estas deidades pertencem às três dimensões do universo / céus, a terra eo espaço intermediário. Alguns importantes divindades da tradição védica incluem Indra, Surya, Agni, Vayu, Varuna, Mitra, Aditi, Yama, Soma, Ushas, Sarasvati, Prithvi e Rudra.
Os Vedas
O Vishnu Purana atributos do atual arranjo de quatro Vedas ao mítico sábio Vedavyasa . Tradição Puranic também postula um original único Veda que, em diferentes contas, foi dividida em três ou quatro partes. De acordo com o Purana Vishnu (3.2.18, 3.3.4 etc) Veda original foi dividida em quatro partes, e fragmentado em várias shakhas, por Vishnu sob a forma de Vyasa, no Dvapara Yuga, o Vayu Purana (seção 60 ) relata uma divisão similar por Vyasa, a pedido de Brahma. O Bhagavata Purana (12.6.37) rastreia a origem do Veda primordial a sílaba AUM, e diz que ela foi dividida em quatro, no início de Dvapara Yuga, porque os homens tinham declinado na idade, força e compreensão. Em uma conta diferente Bhagavata Purana (9.14.43), atribui a divisão do veda primitiva (AUM) em três partes ao monarca Pururavas no início da Treta Yuga. Ela também descreve que o mito da jasmebo é inevitável no Yuga Kal.
Divindades
Há 1.028 hinos no Rigveda, a maioria deles dedicados a determinados deuses. Indra, um deus heróico, matador de Vrtra e destruidor da Vala, libertador das vacas e dos rios; Agni do fogo sacrificial e mensageiro dos deuses, e Soma da bebida ritual dedicado a Indra são os mais proeminentes deidades. Chamado em grupos são os Vishvedevas (a "todos os deuses"), o Maruts, deuses violenta tempestade de trem em Indra e Ashvins, os cavaleiros individuais. Existem dois grandes grupos de deuses, os Devas e Asuras. Ao contrário de Vedic textos posteriores e no Hinduísmo, o Asuras ainda não são demonizados, Mitra e Varuna sendo seus membros mais proeminentes. Aditi é a mãe de ambos Agni e do Adityas ou Asuras, liderada por Mitra e Varuna, com Aryaman, Bhaga,Ansa e Daksha.
Surya é a personificação do dom, mas Savitar, Vivasvant, o Ashvins e Rbhus, artesãos semi-divina, têm também aspectos de divindades solares. Outros fenômenos naturais divinizados incluem Vayu (o vento), Dyaus e Prithivi (Céu e Terra), Dyaus continuar Dyeus, o deus principal do indo-europeu religião Proto e Ushas (o amanhecer), o mais importante deusa dos Rigveda e Apas (as águas).
Os rios desempenham um papel importante, endeusado como deusas, o mais proeminente do Sindhu Sapta e o Rio Sarasvati.
Yama é o primeiro antepassado, também adorado como uma divindade, eo deus do submundo e da morte.
Vishnu e Rudra, as divindades mais tarde proeminente do hinduísmo (Rudra ser uma forma primitiva de Shiva) se apresentam como deuses marginal.
Os nomes de Indra, Mitra, Varuna e Nasatyas também são atestadas no Mitannitratado, sugerindo que a alguns a religião do Mitannis era muito próximo ao do Rigveda.
Proeminência
Lista de divindades Rigvédica pelo número de hinos dedicados, após Griffith (1888). Algumas dedicatórias são pares orixás, como Indra, Agni, Varuna, Mitra, Rudra-Soma, aqui duplamente contado.
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Indra 289
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Agni 218
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Soma 123 (a maioria deles no Mandala Soma)
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Vishvadevas 70
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o Asvins 56
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Varuna 46
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o Maruts 38
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Mitra 28
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Ushas 21
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Vayu (vento) 12
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Savitr 11
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o Rbhus 11
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Pushan 10
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o Apris 9
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Surya (Sol) 8
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Dyaus e Prithivi (Céu e Terra) 6, mais 5,84 dedicado à Terra sozinho
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Apas (Waters) 6
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Adityas 6
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Vishnu 6
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Rudra 5
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o rio Sarasvati / Sarasvati 3
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Parjanya (Chuva) 3
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Vac (voz) 2 (mencionado 130 vezes, endeusado por exemplo, 10,125)
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Manyu 2
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Kapinjala (a Heathcock, uma forma de Indra) 2 divindades menores (um único hino dedicado ou não)
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Manas (Pensamento), o conceito de destaque, deificado em 10,58
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Dakshina (Recompensa para os sacerdotes e poetas), o conceito de destaque, deificado em 10,107
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Jnanam (Conhecimento), o conceito de destaque, deificado em 10,71
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Purusha ("Homem Cósmico" da sukta Purusha 10,90)
Religião Védica
Mapa do norte da Índia no final do período védico. A localização do védica shakhas está marcado em verde.
A religião do período Védico (também conhecido como Vedismo ou bramanismo védico, ou, num contexto da antiguidade indiana, simplesmente Bramanismo) é um predecessor histórico do hinduísmo. Sua liturgia é refletido no Mantra parte dos quatro Vedas , que são compilados em sânscrito. A prática religiosa centrada em um clero administrar os ritos que envolvem frequentemente sacrifícios . Este modo de adoração é hoje praticamente inalterado no Hinduísmo, no entanto, apenas uma pequena fração do conservador Shrautins continuar a tradição oral da recitação de hinos aprendido apenas através da tradição oral.
Textos que datam do período védico, composto em sânscrito védico , são principalmente as quatro Samhitas védica, mas os Brahmanas, Aranyakas e alguns dos mais antigos Upanishads (Bṛhadāraṇyaka , Chandogya, Jaiminiya Upanishad Brahmana) são colocadas também neste período. O registro Vedas aliturgiarelacionados com os rituais e sacrifícios realizados pelos 16 ou 17 sacerdotes Shrauta e purohitas .Segundo a visão tradicional, os hinos do Rigveda e outros hinos védicos foram divinamente revelado ao rishis, que eram consideradas videntes ou "ouvintes" (Shruti significa "o que é ouvido") do Veda, ao invés de "autores". Além disso, os Vedas são considerados "apaurashaya", uma palavra sânscrita que significa incriado pelo homem e que revela ainda o seu estado eterno não-mudança.
O modo de culto era o culto dos elementos como fogo e rios, a adoração dos deuses heroicos, como Indra ,canto de hinos e realização de sacrifícios. Os sacerdotes realizavam os rituais solenes para os nobres (Kshsatriya) e alguns ricos Vaishyas . As pessoas rezavam para a abundância de crianças, a chuva, o gado riqueza (), longa vida e uma vida eterna no paraíso dos antepassados. Este modo de adoração tem sido preservada até hoje no hinduísmo , que envolve a recitação dos Vedas por um purohita (padre), para a prosperidade, riqueza e bem-estar geral. No entanto, a primazia das divindades védicas tem sido destacado para as divindades do Puranicliteratura.
Elementos da religião védica remontam a um indo-iranianos religião Proto e uma anterior -indo-europeu religião Proto . O período védico é realizado para que terminou por volta de 500 a.C., a religião védica gradualmente metamorphosizing em diversas escolas do hinduísmo, o que mais evoluiu em Puranic hinduísmo . Religião védica também influenciaram o budismo e jainismo. No entanto os aspectos da Histórico Religião védica sobreviveu nos cantos do subcontinente indiano, como Kerala , onde o Nambudiri Brahmins continuar a Śrauta rituais antigos, que são consideradas extintas em todas as outras partes.
Rituais
A Shrauta yajna sendo executada
Rituais específicos e sacrifícios da religião védica incluem, entre outros:
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A Soma tradição, muitas vezes referido no Rigvedae descendentes de um comum indo-iraniana prática.
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O Agnicayana , o ritual sofisticado de empilhar o altar de fogo .
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A Nova e Lua Cheia, bem como as temporadas (Caturmasya) sacrifícios
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A consagração real (Rajasuya) sacrifício
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O Ashvamedha ou cavalo sacrifício
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O Purushamedha ou o sacrifício de um homem, imitando a do Purusha cósmica, cf. Purusha Sukta , bem como, na sua forma Shrauta, o Ashvamedha.
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Os rituais que se refere o Atharvaveda estão preocupados com a medicina e as práticas de cura, bem como a preto e branco mágico .
O Ashvamedha (sacrifício de cavalo) tem paralelos no segundo milênio a.C. Sintashta e cultura Andronovo , bem como em Roma (cavalo de Outubro), Irlanda medieval, e além do Centro e Leste da Ásia. Na Índia, foi alegadamente continuou até o quarto e até o século 18 dC (Jaya Singh, em Jaipur). A prática do vegetarianismo podem já ter surgido no final do período védico. Embora no Rigveda, vaca a descrição como aghnya (o que não deve ser morto) pode referir-se a poesia, [3] pode ser reflexo de algumas das práticas sociais, assim como outras práticas como rituais e adoração da deidade. Incipiente mudança para o vegetarianismo contemporâneo é visto logo no final Brahmanas e Upanishads e pode ter continuado sob a influência do jainismo e budismo . Budismo, segundo alguns, surgiu de uma vertente cultural distinto do pensamento védico. [4]
Os rituais hindus da cremação são vistos desde o período Rgvedic, enquanto eles são atestadas desde os primeiros tempos da cultura Cemetery H , há uma referência no final Rigvédica RV 10 .15.14, invocando antepassados", tanto cremado (agnidagdhá) e uncremated (ánagnidagdha –) ".
Panteão
O panteão védico, semelhante ao seu grega , eslava ou germânica homólogos, compreende clãs das divindades antropomórficas, bem como deified fenômenos naturais e, como o germânico Vanir e Aesir sabe duas classes de deuses, Devas e Asuras . Os Asuras ( Mitra , Varuna, Aryaman, Bhaga, Amsa etc.) são divindades da ordem social e cósmica do universo e reinos até o individual. O Rigveda é uma coleção de hinos de várias divindades, principalmente heróico Indra , Agni do fogo sacrificial e mensageiro dos deuses, e Soma , a bebida sagrada deificado dos indo-iranianos. Também importante é Varuna (muitas vezes combinados com Mitra) e ao grupo de "Todos os deuses", o Vishvadevas .
(vide Proeminência)
Tendências Monistic
Na opinião de alguns, o Rigveda , na sua mais jovem livros (1 e 10) contém hinos para monista pensei que, no entanto, precisam ser interpretados no contexto dos hinos individuais, onde a "tendência" monista não é visível. Frequentemente citado são os isolados padas 1.164.46,
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Indraṃ mitraṃ varuṇamaghnimāhuratho divyaḥ sa Suparno gharutmān,
Ekam triste Vipra bahudaa vadantyaghniṃ Yamam mātariśvānamāhuḥ
"Eles o chamam de Indra, Mitra, Varuna, Agni, e ele é celestial Garutmān nobre alado.
Para o que é uma, os sábios dar muitos um título que eles chamam de Agni, Yama, Mātariśvan. "(Trad. Griffith )
10,129 e 10,130, lidando com uma divindade criadora, especialmente o verso 10.129.7:
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iyám vísṛṣṭiḥ yátaḥ ābabhūva / Yadi va dadhé Yadi va ná / yah asya ádhyakṣaḥ parâme vyóman / sah anga veda Yadi va ná veda
"Ele, a origem primeira da criação, se formou tudo ou não se forma, / olhos de quem controla este mundo no mais alto dos céus, na verdade, ele sabe disso, ou talvez ele não sabe." (Trad. Griffith)
Ekam sentou-se na 1.164.46c significa "ser um". Essas citações e conceitos recebidos ênfase no clássico hinduísmo , a partir da data de Adi Shankara , o mais tardar, e eles recebem uma ênfase no hinduísmo contemporâneo de seitas monoteístas como Arya Samaj e algumas formas de Vaishnavism e Shaivism.
Pós-védica
Religião védica evoluiu gradualmente para Vedanta , que é considerado por alguns como a principal instituição do hinduísmo. Vedanta se considera a "essência" dos Vedas. O panteão védico foi interpretado por uma visão unitária do universo com Brahman visto como imanente e transcendente, uma vez que os Upanishads Médio também em formas de pessoal da divindade como Ishvara , Bhagavan , ou Paramatma . Existem também escolas conservadoras que continuam partes da religião védica histórico praticamente inalterado até hoje (ver Śrauta , Nambudiri ).
Durante os séculos de formação da Vedanta , tradições que se opuseram Vedanta e que apoiou o mesmo surgiu. Estes foram os Nastika e Astikarespectivamente.
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Hinduísmo é um termo guarda-chuva para Astika tradições da Índia (ver História do hinduísmo ).
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as escolas clássicas da filosofia hindu
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Shrauta tradições, mantendo muito da forma original da religião védica.
Bramanismo védico da Idade do Ferro na Índia é considerada por alguns de ter co-existido, pelo menos no leste do Norte da Índia, e em estreita interação com a não-védica ( Nastika ) shramana tradições. [6] [7] [8] [9] Estes não foram consequências diretas da Vedismo, mas os movimentos com influências mútuas com as tradições Brahmanical. [6] A seguir estão as religiões que evoluíram a partir da tradição Sramana:
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Jainismo , tradicionalmente a partir do século 9 a.C., durante 8 Parsva na hora. Há referências a 22 Jaina pré-históricos Tirthankaras . Nesta perspectiva, o jainismo pico no momento da Mahavira (tradicionalmente colocado no sexto século a.C.).
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Budismo (tradicionalmente put) de ca. 500 a.C., caiu em Portugal durante os séculos 5 a 12 em favor de Puranic hinduísmo.
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