(autoria desconhecida)
NEREU: Filho de Oceano e de Tétis. Casou-se com sua irmã, a Oceânida Doris e teve cinquenta filhas, conhecidas como as Nereidas. Nereu podia assumir qualquer forma que quisesse. Ele era cultuado por navegantes na Grécia.
NEREIDAS: Ninfas do mar, filhas de Nereu e Doris. São cinquenta as Nereidas e elas percorrem o mar no dorso de golfinhos. A mais famosa das Nereidas é Tétis.
NESSO: Filho de Ixião e da nuvem Néfele, Nesso é um centauro que tenta violentar Dejanira, a esposa de Héracles e é morto por este. Antes de morrer, Nesso recolhe o próprio sangue num frasco e entrega-o a Dejanira, dizendo ser uma poção do amor. Dejanira, ingenuamente, acredita no centauro e guarda o frasco. Tempos depois, Dejanira embebe a "poção do amor" numa túnica de Héracles na esperança de reaver o amor do marido que agora tem uma concubina chamada Íole. Tão logo Héracles veste a túnica, começa a sentir o corpo todo queimando; sua carne começa a apodrecer e, quando ele tenta arrancar a túnica, pedaços de carne vêm com o tecido. Dejanira, vendo o marido naquele estado, suicida-se. Héracles pede que lhe ergam uma pira e atira-se no ogo, morrendo.
NINFAS: Segundo consta, são filhas de Zeus. Divindades representativas da fecundidade da Natureza. São de diversas categorias e habitam o mar, lagos, rios, montanhas, florestas e até o interior de árvores. As Ninfas podem predizer o futuro. Os gregos cultuavam-nas e faziam-lhes oferendas de leite, frutas, flores, mel, etc.
NOITE: Filha do Caos e irmã de Érebo. Gera o Éter, o Destino, as Moiras, Tânatos, Hipnos (o Sono) e os Sonhos (que algumas fontes dizem serem filhos de Hipnos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário