(autoria desconhecida)
TÂNATOS (Mors, para os romanos): A Morte. Filho da Noite, irmão de Hipnos (o Sono), habita o Hades (o Mundo dos Mortos) onde auxilia o soberano Hades.
TÁRTARO: Parte do Hades (Infernos) para onde são enviados aqueles que foram maus na terra ou que aqueles que se insurgiram contra os deuses, como no caso dos Titãs.
TÊMIS: Titânia, filha de Gaia e Urano. Têmis é a deusa que personifica a Justiça, as Leis e os Costumes. Quando tratados eram feitos, Têmis era invocada para zelar por eles. Têmis é representada com os olhos vendados e segurando uma balança. Sua balança foi colocada nos céus, por Zeus, como uma constelação.
TESEU: Filho de Egeu e descendente de Poseidon. Teseu é educado pelo centauro Quirão. A façanha mais célebre de Teseu é quando ele vai à Creta e lá aporta justamente quando vai haver o sacrifício de sete mancebos e sete donzelas ao monstro Minotauro, como vem acontecendo por um edito do rei Minos. Teseu candidata-se a ser sacrificado no lugar de um dos jovens, com a intenção de tentar matar o monstro. A filha de Minos, Ariadne, apaixona-se pelo herói e entrega-lhe um novelo de linha, instruindo-o para amarrá-lo na entrada do Labirinto (onde vive o monstro) e ir desenrolando-o enquanto penetra pelos corredores do lugar. Teseu segue as instruções, enfrenta e mata o monstro e sai do Labirinto, seguindo a linha que ele desenrolara. Assim Creta fica livre do Minotauro. Teseu foge com Ariadne, mas abandona-a no porto de Naxos, onde ela é encontrada por Dioniso que se encanta com a jovem e desposa-a. Teseu reina em Atenas por muito tempo até que, destituído, refugia-se em Ciros. O rei de Ciros, Licômedes, temendo a fama de Teseu, empurra-o num precipício e mata-o.
TÉTIS: Há duas deusas com este nome. Uma é a Titânia, filha de Gaia e Urano que casou com seu irmão Oceano, com o qual teve três mil filhos (os Rios) e três mil filhas (as Oceânidas - Ninfas das águas). A outra Tétis é uma Nereida. Esta Tétis é a mãe de Aquiles, herói grego que morre na Guerra de Tróia, como narra a "Ilíada".
TITÃS: Raça primordial de gigantes, filhos de Gaia e Urano. Urano os trancava dentro da Terra tão logo nasciam. Eram violentos e indomáveis - representavam as forças da Natureza: vulcões, terremotos, furacões... Todavia, há alguns grandes nomes entre os Titãs. Os três nomes masculinos principais são Cronos, Oceano e Iápeto; os três nomes femininos são Réia, Tétis e Têmis. Outros grandes nomes são Prometeu, Atlas e Mnemósine. Quando Cronos destrona seu pai Urano, os Titãs são libertados do Tártaro - mas não os Ciclopes e os Hecatônquiros. Estes, por sua vez, se unirão a Zeus, mais tarde, quando este destrona Cronos e começa uma guerra contra os Titãs.
TRITÃO: Filho de Poseidon e da Nereida Anfitrite. Tritão é metade homem, metade peixe e ele segue à frente do cortejo do deus Poseidon, soprando sua trombeta feita de concha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário