Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

6 de mai. de 2011

Inanna - A Fertilidade da Terra

Daphne Shinnar

E hoje vamos falar de mais um aspecto de Inanna, Para tanto falemos do nascimento da Deusa. Assim fica mais fácil entender.
Inanna é chamada por muitos de Senhora da Tamareira. um dos seus mais proeminentes símbolos (largamente chamados de portais de Inanna - gates of Inanna) é encontrado nas portas de silos e warehouses (depósitos) mas... por que será? Nunca se perguntaram por que Inanna é a Deusa do amor?
Ora.. isso vem de uma longa história. Vamos á ela!
A cosmogonia suméria nos conta que Inanna é filha de um casal muito particular: Ela é filha do Deus lua, soberano dos céus, com a Deusa Ningal, Deusa da vegetação, Personificando assim assim uma união entre os céus e a Terra. Mais do que uma união, este configura o segundo casamento sagrado de que se tem notícia na religião suméria (o primeiro ocorreu entre o céu - Anu,  e a Terra - Ki) a mostra de que a energia sexual era fonte do poder criativo dos Deuses. Essa união (entre Nanna e Ningal), teve como frutos dois Deuses importantes: Inanna (primogênita) e Shamash seu irmão gêmeo.
Sabemos que a lua tem grande influência na vegetação, e daí Inanna nos aparece como Deusa da FERTILIDADE: Fertilidade dos solos, dos apriscos e currais, das plantações e das áreas alagadas, enfim ela rege a fertilidade em todos estes domínios(o que não significa dizer que ela seja Deusa desses domínios, notem que ela apenas é a Fertilidade). mais uma vez esbarramos com a máxima da relação energia sexual x energia geradora.
Vamos pensar juntos:Nessa analogia de Inanna ser filha de Nanna, o Deus Lua, e de Ningal , uma Deusa da vegetação e da Terra, vemos tão somente um resultado: domínio e conquista da lua sobre a terra, O Deus Lua como ser FECUNDADOR, e a terra respondendo como ser GERADOR. Inanna se torna Deusa do sexo(amor sexual).
Oque podemos tirar disso? que fertilidade PROS SUMÉRIOS, é igual a energia sexual. e é exatamente por isso que existem templos de amor dedicados á Inanna - Pra manter a terra fértil! pra fazer o Deus Nanna querer se unir mais e mais á Terra, fecundá-la e produzir frutos, pra faze-lo encher as marés e assim irrigar as Terras de plantio... tudo isso é um grande namoro!
Inanna por tanto é a própria união do sexo. ela é a voracidade do amor (corporal) total. Neste contexto pode ser definida como o orgasmo ou ainda como exato momento em que o óvulo é fecundado pelo espermatozoide. Ela traz consigo a união dos poderes regidos pelos próprios pais (a Lua e a Terra), interagindo através de ambos, e em ambos, atuando em cada mulher e homem conforme o senhor lua se manifesta no céu, preparando a terra que se torna fértil e dá frutos graças á união dos gametas masculino e femininos que dão origem ás sementes e que faz possível que as arvores se reproduzam.
E é por tudo isso que Inanna é chamada de Deusa do amor (da atração sexual) e da Fertilidade. Por que ela simplesmente a própria força que gera a vida!
Espero que tenham gostado...
Volto em breve com mais...
PS: ainda querem artigos sobre Inanna, ou querem que eu coloque uma nova enquete pra falar sobre outros Deuses? alguma dica?

Extraído do Blog Dragão Sumeriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário