Daphne Shinnar
E hoje vamos falar de mais um aspecto de Inanna, Para tanto falemos do nascimento da Deusa. Assim fica mais fácil entender.
Inanna é chamada por muitos de Senhora da Tamareira. um dos seus mais proeminentes símbolos (largamente chamados de portais de Inanna - gates of Inanna) é encontrado nas portas de silos e warehouses (depósitos) mas... por que será? Nunca se perguntaram por que Inanna é a Deusa do amor?
Ora.. isso vem de uma longa história. Vamos á ela!
A cosmogonia suméria nos conta que Inanna é filha de um casal muito particular: Ela é filha do Deus lua, soberano dos céus, com a Deusa Ningal, Deusa da vegetação, Personificando assim assim uma união entre os céus e a Terra. Mais do que uma união, este configura o segundo casamento sagrado de que se tem notícia na religião suméria (o primeiro ocorreu entre o céu - Anu, e a Terra - Ki) a mostra de que a energia sexual era fonte do poder criativo dos Deuses. Essa união (entre Nanna e Ningal), teve como frutos dois Deuses importantes: Inanna (primogênita) e Shamash seu irmão gêmeo.
Sabemos que a lua tem grande influência na vegetação, e daí Inanna nos aparece como Deusa da FERTILIDADE: Fertilidade dos solos, dos apriscos e currais, das plantações e das áreas alagadas, enfim ela rege a fertilidade em todos estes domínios(o que não significa dizer que ela seja Deusa desses domínios, notem que ela apenas é a Fertilidade). mais uma vez esbarramos com a máxima da relação energia sexual x energia geradora.
Vamos pensar juntos:Nessa analogia de Inanna ser filha de Nanna, o Deus Lua, e de Ningal , uma Deusa da vegetação e da Terra, vemos tão somente um resultado: domínio e conquista da lua sobre a terra, O Deus Lua como ser FECUNDADOR, e a terra respondendo como ser GERADOR. Inanna se torna Deusa do sexo(amor sexual).
Oque podemos tirar disso? que fertilidade PROS SUMÉRIOS, é igual a energia sexual. e é exatamente por isso que existem templos de amor dedicados á Inanna - Pra manter a terra fértil! pra fazer o Deus Nanna querer se unir mais e mais á Terra, fecundá-la e produzir frutos, pra faze-lo encher as marés e assim irrigar as Terras de plantio... tudo isso é um grande namoro!
Inanna por tanto é a própria união do sexo. ela é a voracidade do amor (corporal) total. Neste contexto pode ser definida como o orgasmo ou ainda como exato momento em que o óvulo é fecundado pelo espermatozoide. Ela traz consigo a união dos poderes regidos pelos próprios pais (a Lua e a Terra), interagindo através de ambos, e em ambos, atuando em cada mulher e homem conforme o senhor lua se manifesta no céu, preparando a terra que se torna fértil e dá frutos graças á união dos gametas masculino e femininos que dão origem ás sementes e que faz possível que as arvores se reproduzam.
E é por tudo isso que Inanna é chamada de Deusa do amor (da atração sexual) e da Fertilidade. Por que ela simplesmente a própria força que gera a vida!
Espero que tenham gostado...
Volto em breve com mais...
PS: ainda querem artigos sobre Inanna, ou querem que eu coloque uma nova enquete pra falar sobre outros Deuses? alguma dica?
Extraído do Blog Dragão Sumeriano
Nenhum comentário:
Postar um comentário