Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

25 de jul. de 2011

Genealogia dos Deuses Gregos

A Teogonia de Hesíodo, também conhecida por Genealogia dos Deuses, é um poema mitológico de Hesíodo (séc. 8 a.C.). Trata da gênese dos deuses, descreve a origem do mundo, os reinados de Urano, Cronos e Zeus, e a união dos mortais aos deuses, desta forma nascendo os heróis mitológicos. Os personagens representam aspectos básicos da natureza e do homem, expressando assim as ideias dos primeiros gregos sobre a constituição do universo. Segundo a Mitologia Grega, contada por Hesíodo:

CAOS
No princípio existia apenas o Caos, a primeira divindade a surgir no universo, um ser solitário, o mais velho dos deus. Caos gerou de forma assexuada os filhos
* Nix (noite) e
* Érebus (Escuridão).
Érebus desposou sua irmã Nix, e deles nasceram
* Éther (luz celestial) e
* Hemera (o dia).

TÁRTARO
Tártaro era outro ser divino primordial, que aprisionava os condenados no mundo subterrâneo.

GAIA, GÊ
Gaia, deusa da terra, era a segunda divindade, com a missão de povoar o Caos. Com sua potencialidade criadora, gerou Urano (o céu), Pontos (rios) e as montanhas. Na solidão fria do Caos, surgiu Eros - o amor e a partir dele, nada mais poderia procriar sozinho. Movida pelo impulso determinador de Eros, Gaia se uniu ao seu filho primogênito Urano dando origem aos:
* Cíclopes, seres de um olho só, divindades dos relâmpagos, dos trovões e dos raios;
* Hecatônquiros, também chamados de Centimanos, gigantes violentos de cem braços e cinquenta cabeças, divindades dos terremotos; e
* Titãs Oceanus, Céos, Crio, Hipérion, Jápeto, Cronos e às Titânides Febe, Réia, Téia, Têmis, Mnemosine, Tétis, deuses primitivos que tinham a forma humana.

URANO
Urano tinha o dom da profecia e descobriu que seria destronado por um de seus filhos, e vendo a natureza violenta dos filhos, encerrou-os no Tártaro. Revoltada, Gaia pede aos filhos para ajudá-la mas somente seu filho Cronos aceita castrar Urano e assim libertar os seus irmãos Titãs, os Cíclopes e os Gigantes. Cronos castra seu pai e joga seus genitais no mar, de onde surge:

  • a deusa Afrodite
  • as Ninfas Melíades ou Melissas, divindades femininas da fertilidade, protetoras das árvores, benfeitoras dos homens e da natureza. Nunca envelheciam e tinham o dom de profetizar, curar e nutrir.
  • as Erínias, que surgem do esperma de Urano: Tisífone (castigo), Megera (Rancor) e Alecto (Interminável) que viviam no Tártaro torturando as almas pecadoras.

Sem a interferência do pai, Cronos torna-se o rei dos deuses.

TITÃS E TITÂNIDES
* O Titã Oceanus, deus dos mares, desposa sua irmã Tétis, gerando as Ninfas dos mares, as Nereidas e os Seres marinhos.
* O Titã Céos, deus da inteligência, desposa sua irmã, a Titânide Febe, deusa da lua, gerando Astéria, deusa estelar e Leto, deusa do anoitecer.
* O Titã Crio, desposa Euríbia gerando Palas, Astreu e Perses. Seu poder destrutivo envolvia as criaturas do mar Abissal.
* O Titã Hipérion, deus solar primitivo, desposa sua irmã, a Titânide Téia,gerando Selene (a lua), Hélios (o sol) e Eos (a aurora).
* O Titã Jápeto, deus do tempo da vida humana e da mortalidade, desposa sua sobrinha Climene gerando: Prometeu - o que pensa antes; Epimeteu - o que pensa depois; Atlas - o que suporta; Menecéio - o vanglorioso.
* A Titânide Têmis, deusa guardiã dos juramentos dos homens, da lei, deusa da justiça, se une a Zeus e tem três filhas: Eunômia - a disciplina; Diké - a justiça; Eiriné - a paz.
* A Titânide Mnemosine, deusa da memória, une-se a Zeus gerando nove filhas: Calíope (poesia épica) - Clio (História) -Érato (poesia romântica) - Euterpe (música) - Melpômene (tragédia) - Polúmia (hinos) -Tália (comédia) - Terpsícore (dança) -Urânia (Astronomia)
* O Titã Cronos desposa sua irmã Réia, gerando os filhos: Deméter, Héstia, Poseidon, Hades, Hera e Zeus. Mas Cronos se torna perverso, engolindo os filhos quando nascem, devido à profecia feita por seu pai: que um deles também o destronaria.

texto e fonte: http://eventosmitologiagrega.blogspot.com

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu coloquei um ou dois post dela justamente para que as pessoas possam conhecer e ir lá da uma olhada. Além de ser minha conterrânea, gostei muito do blog dela. Inclusive coloquei na minha lista de blogs.

    O meu intuito aqui não é dizer o que acho ou o que sei e sim aprender também. São post que gosto e quero que as pessoas também possam vê-los, como os da Rosane Volpatto (Reino das Deusas) que não temos mais, apenas em alguns sites ou blogs, fica registrado e guardado. É tipo um Livro sobre Mitologias virtual. Quero que tirem suas conclusões, assim como eu. Eu não apenas copio e colo, eu aprendo junto com quem também vem aqui dá uma olhada. Faço questão de ler todos. As vezes um me escapa (rs) principalmente os que eu já tinha no computador. Mas vou tirar um tempinho sem postar e revisar todos.

    Não fiz este blog com o fim de plagiar, pelo contrário, faço questão de colocar a fonte quando eu a conheço, além do mais, faço com que as pessoas possam também conhecê-los. Posto o que eu acho, na minha modesta opinião, que vá ajudar no Caminho Pagão. Tem muita coisa que devemos levar em consideração e tem muita coisa que não, neste mundo virtual.

    Agradeço a sua opinião e gostei por ter me dito isso. Que pena que não gostou, mas um dia vou postar minhas opiniões e o que eu aprendi, mas por enquanto, estou no caminho do aprender e não o de ensinar.

    Abraços, Sofya.

    ResponderExcluir
  3. obrigado por ter respondido e entendo seu ponto de vista. estava dando uma olhada em todo blog e na verdade achei muito criativo e com muito conteúdo, gostei bastante. mesmo vc tendo colado algumas coisas pelo menos as juntou em um lugar só, o que facilita muito mais o entendimento.
    muito legal, e desculpa qualquer coisa :)

    ResponderExcluir
  4. Não tem que se desculpar. Ainda bem que o mundo é diversificado e tem uns que gostam e outros não. Mas o que vale é a opinião e guardarei. Quem sabe você não tenha me incentivado, a pelo menos, pensar no assunto. rs

    Bem, o intuito é o aprendizado. E se alguma coisa serviu para você nesse sentido, fico feliz.

    Abraços, Sofya

    ResponderExcluir