Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

5 de set. de 2011

Deus Ganesha

Ganesh Chaturthi

Hoje dia 05 de setembro comemora-se o festival do Deus Ganesha, na Índia. Um dos dias mais auspiciosos e celebrados do calendário Hindu e conhecido como Ganesh Chaturti.
Filho de Shiva e Parvati, Ganesha é a primeira divindade reverenciada em todos os rituais hindus.
Ele está nas portas dos templos e das casas, protegendo suas entradas, e é tradicionalmente invocado antes de qualquer empreendimento.
Ganesha é o Deus do conhecimento: representa o sábio, o homem em plenitude, e os meios de realização.
Sua cabeça de elefante indica sua capacidade intelectual e a firme dedicação ao estudo das escrituras.
As grandes orelhas indicam que esse conhecimento é para ser escutado através de um mestre.
A tromba indica sua capacidade discriminativa - Vivekashakti - porque com ela o elefante tanto colhe uma flor como derruba e carrega consigo uma árvore.
Sua grande barriga mostra sua habilidade prodigiosa de "digerir" as situações, sejam elas positivas ou não.
Com sua machadinha, decepa os apegos aos objetos dos sentidos e com o laço, prende a atenção dos seus devotos na Verdade.
O doce em sua mão representa a satisfação e a plenitude advinda do caminho da disciplina e da Verdade.
Aos seus pés há um ratinho.
Mesmo sendo um animal muito voraz - frequentemente rouba mais do que pode comer e estoca mais do que consegue lembrar - o rato contempla a imensa presença do glorioso Senhor da Cabeça de Elefante.
Esse rato é o ego e seus desejos.
Ele não avança mais sobre os objetos ao seu redor porque adquiriu a visão de uma realidade mais elevada.
Que possamos aproveitar as vibrações da chegada do aniversário de Ganesha para unir nossos corações e nos conectar nesse dia tão especial.

Om Gam Ganapataye Namah!

fonte: tudodeom.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário