Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

6 de mar. de 2012

Deusa Epona

Protetora dos Cavalos.

Na Gália, comemorava-se hoje a Deusa equina chamada Epona. Ela era protetora dos viajantes, dos cavaleiros e dos cavalos.

Epona era considerada um símbolo da fertilidade. Era fruto da união de uma égua com um Deus.

Nas coroações dos antigos reis celtas, Epona era invocada para garantir a soberania do novo rei. E até o século XI, as cerimônias de casamento dos reis irlandeses eram feitas como se eles estivessem se casando com a deusa por meio de suas sacerdotisas.

Quando Gália foi ocupada pelo exército romano, o culto à deusa foi adotado por eles.

De acordo com a lenda, quando os seguidores dessa deusa lhe faziam oferendas na beira dos rios e entoavam cânticos em seu louvor, Epona surgia na correnteza segurando um cálice e acenando para eles dando a certeza de que seus desejos seriam atendidos.

Fonte do texto e foto: http://agendaesoterica.blogspot.com/2011/06/epona-protetora-dos-cavalos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário