Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

8 de mar. de 2011

Algumas Deusas (E)

(autoria desconhecida)

Texto traduzido pelo Google.

clip_image001

EPONA

Antiga Deusa celta da abundância que cuidava de todos os cavalos. Ela era filha de uma égua e um homem e foi capaz de assumir forma humana ou de equídeos. Sua lenda se espalhou pela Gália, em todas as terras e foi ainda adoptada pelos romanos.

 

ERZULIE

clip_image002

Erzulie é a Deusa do Amor haitiana cujas raízes remontam a África Ocidental. Ela é beleza, amor, doçura e sensualidade em pessoa e é conhecida pela sua generosidade. As artes, em particular a dança, são os seus domínios. Rios, riachos, lagos e cachoeiras são dela e ela pode curar problemas de útero através de sua água fresca. A "raquete" que ela está segurando é de Osogbo, Nigéria e pertence a uma sacerdotisa de Oxum, que é o mediador entre o divino ou o mundo natural e o mundo das pessoas, a cruz no círculo indicando o encontro dos dois mundos.

 

clip_image001

 

ESTSAN - AH-TLEHAY (MULHER QUE MUDA) e NATSEELIT

Estsan-ah tlehay,  Deusa Navajo dos ciclos da vida, nasceu no Novo México e, como um bebê, foi alimentado com comida concha branca, que é o nome cerimonial de angu. Na idade de 16, durante a cerimónia inaugural (chamado Hozhonigi ou fazendo o Caminho da Vida Bela), ela transformou numa velha, em seguida, cresceu mais jovem novamente. Ela fez isso quatro vezes, finalmente, mantendo-se em cerca de 20 anos de idade. Com o sol como seu pai, ela deu à luz um par de gêmeos que mataram os monstros que estavam destruindo as pessoas. Ela também criou mais pessoas a partir dos flocos de sua pele. Natseelit era a deusa do arco-íris Navajo. O sandpainting no terreno depois de um por Bitahni-bedugai do Hozhonji ou Chant Bênção. Ela foi feita para uma cerimônia noturna invocando Estsan-ah tlehay para se livrar de pesadelos. Natseelit fica entre as duas divindades azul na pintura da areia. Estsan-ah-tlehay está usando um colar de flor de abóbora Navajo, após uma de Arizona, 1915, um ketoh ou wristguard de 1930, e uma faixa de urdidura flutuou do Arizona / Novo México, 1910. Natseelit veste um cinto de prata depois de um Navajo do início do século 20.

 

clip_image003

EVE

Título de Eva, "Mãe de todos os viventes", foi uma tradução de "Jaganmata", título Kali Ma (Deusa da morte, decadência e rejuvenescimento) na Índia. Originalmente, acreditava-se que Eva criou todos os seres de barro, alguns acreditam que ela teve a ajuda de sua serpente. O martim-pescador malaquita voando simboliza os dias felizes da Deusa antes do patriarcado. Com cabeça de ave da Deusa serpente do Egito pré-dinástico, 4.000 a.C.

fonte: http://www.goddessmyths.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário