Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

19 de mar de 2011

Ásatrú

(autoria desconhecida)

O Ásatru é uma religião pagã conhecida como a religião que foi praticada pelos vikings, mais conhecida pelo nome de Odinismo ( do deus que governa o mundo, All Father Odin ) apesar de o seu significado ser diferente de Ásatrú ( Asa de Aesir- uma das familias dos nossos deuses e tru de troth-fidelidade ou crença; fidelidade aos deuses Aesir mas tambem se usa este nome de forma genérica para significar fidelidade aos deuses Vanir e não só aos Aesir). O nome mais completo seria então: Ásatrú Vanatrú.

As 9 NOBRE VIRTUDES da religião:
.Coragem/Audácia/Bravura
.Verdade
.Honra
.Troth/Fidelidade ( aos deuses, a nós próprios e aos nossos kinsmen - pertencentes ao nosso caminho, ao nosso clã)
.Auto-disciplina/Auto-controle
.Hospitalidade
.Laboriosidade
.Autonomia/Independência
.Perseverança

Alguns dos Deuses:
ODIN :deus da guerra, da vitória, da poesia, da sabedoria, senhor de Valhala, percorre os céus no seu cavalo de oito patas Sleipnir, diz-se que os guerreiros Berserkers estão a ser tocados por Odin quando lutam num estado de transe em que nada sentem, nada temem, manifestando invencibilidade.

THOR :deus do trovão, da força, protetor da humanidade contra as thurses (forças destrutivas), usa o seu martelo Mjollnir para esmagar a cabeça dos seus inimigos, filho de Odin.

FREY :deus da prosperidade, pertence à família Vanir.

FREYA :deusa do amor e da fertilidade, irmã de Frey.

FRIGG: deusa da maternidade, protetora das crianças e famílias.

LOKI: deus da ilusão, do humor e ambivalente.

BALDER :deus da beleza e da pureza de espírito, filho de Odin, a sua morte marcou o inicio do caminho em direção ao fim: Ragnarok ( morte de muitos deuses e da humanidade tal como a conhecemos).

NJORD :deus do mar.

TYR :deus general, da justiça, do sacrificio pela causa e pelos outros e da disciplina de espírito, sacrificou a sua mão face ao lobo Fenris para proteger os Aesir e a humanidade.

VALI :deus da vingança.

2 comentários:

  1. Gostaria de compartilhar este vídeo, interessante e útil, que contém alguns apontamentos inteligentes através de tiradas sarcásticas, sobre a forma errada de praticar o asatru:
    ...
    https://www.youtube.com/watch?v=6JUv1I2VhkQ

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente odinismo é deveras ofensivo. O termo correto é Asatrú Vanatrú. Isso de odinismo foca em Odin como Deus pai. Ou central. Isso é coisa de monoteísmo. Porém essa religião é politeísta

    ResponderExcluir