Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

12 de mar. de 2011

Mitologia Armênia

Muito pouco se conhece da mitologia armênia pré-cristianismo; a fonte mais antiga a este respeito são as lendas citadas na História da Armênia, de Moisés de Corene.

A mitologia armênia era muito influenciada pelo zoroastrianismo, com divindades como Aramazd, Mihr ou Anahit, bem como tradições assírias, como Barsamin, embora também existam indícios fragmentários de tradições nativas, como Hayk ouVahagn e Astghik.

De acordo com o arqueólogo francês Jacques de Morgan, alguns sinais indicariam que os armênios inicialmente veneravam entidades da natureza, e que esta crença com o tempo foi se transformando no culto a deuses nacionais, muitos dos quais tinham equivalentes nas culturas romana, grega e persa.

O acadêmico dinamarquês Georg Brandes descreveu os deuses armênios em sua obra: "quando a Armênia aceitou o cristianismo, não foram apenas os templos que foram destruídos, mas também as canções e poemas sobre os antigos deuses e heróis, que eram cantados pelo povo. Existem apenas raros trechos destas canções e poemas, trechos que testemunham uma grande riqueza espiritual e o poder de criação deste povo, e que por si só são motivo suficiente para se recriar os templos dos antigos deuses armênios. Estes deuses nem eram os demônios celestiais asiáticos nem os delicados e preciosos deuses gregos, mas sim algo que refletia as características do povo armênio que vinham sendo polidas ao longo dos séculos, algo ambicioso, sábio e de bom coração.

Panteão

O Panteão dos pagãos Arménia

  • Aramazd - O pai de todos os deuses e deusas, criou os céus ea terra. Às vezes, adorado.

    Aramazd é a deidade principal da Arménia é pré- cristão panteão. Ele foi considerado o pai de todos os deuses e deusas, o criador do céu e da terra. Aramazd era a fonte da fertilidade da terra, tornando-a fecunda e generosa. A festa em sua homenagem foi chamado Amanor, ou Ano Novo, que foi comemorado em 21 de março no calendário armênio antiga (também da Primavera equinócio). Aramazd era uma divindade sincrética, uma combinação da lendária figura autóctone armênio Ara e Iranic Ahura Mazda. No período Hellinistic Aramazd na Arménia foi comparado com o grego Zeus. O templo principal de Aramazd estava em Ani ( Kamakh na moderna Turquia), um centro administrativo e cultural da Armênia antiga. O templo havia sido destruído no final do 3 c. AD, após a adoção do cristianismo como na Armênia religião do estado como um  deus-sol.

Hayk (em armênio: Հայկ), também transliterado como Haik ou Haig, é o lendáriopatriarca e fundador da Nação Armênia. Dizem ser tetraneto de Noé, descendente pela parte de Jafé. Sua história é contada na "História da Armênia" de Moisés de Khoren.

  • Aray - A guerra pouco conhecido Deus.

Aray é um deus da guerra venerado pelos pré-cristãos armênios. Ele é provavelmente derivado do deus grego Ares.

. Algumas tradições sugerem que ele também era um morrendo e levantando-deus

  • Vahagn - A hercúleo herói, conhecido por matar muitos dragões, também adorado como um deus-sol e deus da coragem.

  • Barsamin - Deus do céu e do tempo, provavelmente derivado do semita deus Baal Shamin.

  • Anahit - A deusa da fertilidade e do nascimento, ela é identificada comÁrtemis e Afrodite.

  • Astghik - Deusa do amor, da beleza e da água, ainda homenageado pelaVartavar festival.

  • Tsovinar - Também chamado de Nar, ela era a deusa da chuva, mar e água, que ela era realmente um ser impetuoso que forçaram a chuva a cair.

  • Tir - deus da sabedoria e cultura, era o mensageiro dos deuses e estava associado com Apolo.

Monstros e Espíritos

Al

O Al é um espírito maligno que ataca o anão mulheres grávidas e rouba recém-nascidos. Descrito como um animal meio homem e meio, a criatura tem dentes de ferro e unhas de bronze ou cobre. Ele geralmente usa um chapéu pontudo coberto de sinos, e pode tornar-se invisível.

Aralez

Aralezner - Dog-como criaturas que fazem os guerreiros do Exército armênio caiu de renascer

Dev

O Dev têm ar composto criaturas espirituais provenientes mitologia Zoroastra (aDaevas), e artilham muitas semelhanças com os anjos. Eles residem em lugares pedregosos e as ruínas, e normalmente mantida para si.

Shahapet

O Shahapet geralmente eram espíritos guardiões amigável que normalmente apareceu na forma de uma serpente. Eles habitavam casas, pomares, campos, bosques, cemitérios e outros locais. O tipo Shvaz foi mais orientada para agricultura, enquanto o Shvod era uma casa da guarda. A Shvod que é bem tratado pode recompensar os moradores de casas de ouro, mas causam conflitos, se for maltratado e sair.

Nhang

O Nhang (da palavra persa para "crocodilo") foi uma moradia rio-serpente-monstro com forma de deslocamento habilidades, muitas vezes ligado aos dragões mais convencional armênio.A criatura poderia atrair um homem, transformando em uma mulher, ou mudar para um selo e arrastar uma pessoa para baixo, a fim de afogar a pessoa e beber seu sangue. A palavra "Nhang" às vezes é usado como um termo genérico para um monstro marinho na literatura armênia antiga.

Piątek

O Piątek é um mamífero grande criatura semelhante a um grifo sem asas.

fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

Autor: Smbat Minasyan

PANTEÃO DE DEUSES E DEUSAS PAGÃOS ARMÉNIOS

Aramazd (Zeus) - Mestre de todos os deuses armênio, o pai de todos os deuses e deusas, o criador do céu e da terra. Ele chamou de "grande coragem e Aramazd". Aramazd foi a fonte de fertilidade do mundo, tornando-se fecunda e generosa. A festa em sua homenagem foi chamado Am'nor, ou Ano Novo, que foi comemorado em 21 de março no calendário arménio antigo (também o equinócio da Primavera). principal santuário Aramazd foi localizado em Kamakhym Ani, um dos centros de culto da antiga Armênia. Os tesouros e mausoléus tribal de Arshaguni Armenian (Arshakuni) reis estavam lá, também.

__________________________

Anahit (Artemis) - A filha ou esposa de Aramazd. Anahit foi o mais amado e honrado deusa armênia. Ela era a deusa-mãe. Anahit foi esculpida com a criança em suas mãos », com cabelo estilo específico de armênios mães e mulheres e foi chamado de" Grande Dama Anahit ". Ancient armênios acreditavam que o mundo era armênio existente vai Anahit. Anahit era o culto da maternidade e da fertilidade. Nahit A-adora foram estabelecidos em Eriza avan (região) e em Armavir, Artaxata e cidades Ashtishat.Uma montanha no distrito de Sophene era conhecido como o trono Anahit (Athor Anahta).

De acordo com Plutarco, o templo de Eriza era o mais rico e mais nobre na Armênia. Durante a expedição de Mark Antony em Arménia (34 aC), a estátua foi esmagado em pedaços pelos soldados romanos. Plínio, o Velho dá-nos a seguinte história sobre ele: O imperador Augusto, sendo convidado para jantar por um dos seus generais lhe perguntou se era verdade que os demolidores de a estátua Anahit tinha sido punido pela deusa irada. "Não"! Respondeu o general, "ao contrário, eu a-dia de boa sorte a tratá-lo com uma parte do quadril do que a estátua de ouro".

__________________________

Vahagn (Heracles) - O terceiro deus do Panteão armênio. Vahagn era o deus do trovão e relâmpagos. principal santuário Vahagn Ashtishat foi localizado na cidade de Taron "mundo" (região da Armênia). Também ele era um deus da guerra. reis e senhores da guerra Armênia antes de ir para a guerra pedindo a ele para apoiá-los.

Ancient origem armênia de natalidade canção Vahagn

Em trabalho de parto foram céu ea terra,

Em trabalho de parto, também, o mar roxo!

As dores de parto realizado no mar vermelho palheta pequenas.

Por meio da oca do caule saiu fumaça,

Através do buraco da haste saiu chama,

E fora da chama um jovem correu!

Fiery cabelo que ele tinha,

Sim, ele também tinha barba flamejante,

E os seus olhos, eles eram como sóis!

Vahagn-deusՎահագնի ծննդյան երգի հին հայերեն բնագիրը. Armênio versão

Երկնէր երկին, երկնէր երկիր,
Երկնէր եւ ծովն ծիրանի՜.
Երկն ի ծովուն ունէր եւ զկարմրիկն եղեգնկ.
Ընդ եղեգան փող ծուխ ելանէր,
Ընդ եղեգան փող բոց ելանէր.
Եվ ի բացոյն վազէր խարտեաշ պատանեկիկ.
Նա հուր հեր ուներ,
Բոց ունէր մօրուս,
Եվ աչկունքն էին արեգակունք:

__________________________

Astghik (em grego - Afrodite, da Mesopotâmia - Ishtar) - A deusa do amor, da beleza e da água. Ela era a esposa ou a amante de Vahagn, o deus do trovão e relâmpagos. Astishat no Seu templo era chamado "o quarto de Vahagn", onde Astghik reuniu-se com sua amante - Vahagn. Ela foi esculpida sem roupa, como jovem mulher bonita durante a natação. A festa em sua homenagem ocorreu em meados de Junho e foi chamado Vardevar. Ainda é comemorado na Arménia, vertendo água uns nos outros.

__________________________

Nane (Athena) - A filha de Aramazd. A deusa da guerra. Seu culto foi estreitamente relacionado com o culto Anahit. E não foi um acaso que o seu Tample foi localizado na região Ekegyac (gavar), perto do templo com Anahit. Agora armênios costumam chamar sua"avó Nane" (Nan), o que significa que era uma deusa Nane influentes na antiga vida espiritual armênios.

__________________________

Mihr - O deus do sol e da luz celestial. Ele era o filho de Aramazd, o irmão de Anahit e Nane. Sua adoração foi localizado em Bagaharich. O templo pagão de Garni foi de adoração Mihr.

__________________________

 

Armênio Tir Apollo-DeusTir (Apollo) - O deus da sabedoria, ciência e estudos, também intérprete de sonhos. Tir era secretário de Aramazd. Tir do templo estava localizado perto Artaxata e foi chamado de "Aramazds grchi divã" ou "Mehyan para estudar ciências".

__________________________

 

Amanor e Vanatur (provavelmente era o mesmo deus com vários nomes) - Amanor era o deus dos armênios ano novo e senhor do rendimento novo. A festa em sua homenagem ocorreu no final de Junly e foi chamado Navasard (ano novo). Sua adoração foi localizado na cidade de Bagavan. Se Amanor era o deus do novo ano e nova produção, Vanatur era o deus da hospitalidade e os anfitriões generosos.

__________________________

Tsovinar (Tzovinar) - A deusa da água, do mar e da chuva. Ela era uma criatura de fogo, que forçaram a chuva e granizo a cair do céu com a sua fúria.

__________________________

Spandaramet ou Sandaramet (Hades) - O deus dos subterrâneos. Ele era o deus do reino das pessoas mortas ou inferno.

__________________________

Aralezs - Os mais antigos deuses do panteão armênio, Aralezs eram deuses sob a forma de cães, cujos poderes incluíam a capacidade de ressuscitar os mortos lambendo as feridas limpas.

__________________________

Barshamin ou Barshimnia - Este foi um dos ídolos transportados por Tigran da Mesopotâmia para a Arménia, e alojados na vila de Thordan, em Daranaghi. O branco brilhante ídolo foi feito de marfim e de cristal, feito com a prata. Barshamin O nome é derivado do fenício-Ba ala Shamin, na forma aramaica, que significa "senhor dos céus", como a Bel dos babilônios.

__________________________

Gissaneh (Kissaneh) e Demeter-Demetr - Agatângelo ignora a existência desses dois ídolos na Taron. Por outro lado, deve ter havido algum terreno para o conto sobre a luta feroz do paganismo, como relatado por Hovhan (John) Mamikonian que viveu no século VII.

fonte: http://www.armenian-history.com/Armenian_mythology.htm

3 comentários:

  1. Oi tudo bem? Eu gostaria de pedir que
    vocês fizessem um post sobre a maravilhosa
    deusa Nana.
    Existem varias deusas com esse nome,
    tem a deusa nordica nana esposa de balder e filha
    Nep, tem uma ninfa grega
    chamada NANA e tambem Nana deusa-mãe armenia e a
    afegã que vem montada sobre leões.Além dessas ainda
    existe Nanaja deusa adorada pelos sumerios.
    Além de ser uma deusa muito poderosa, todas tem um mito
    lindo e acho esse nome NANA muito lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! acho esse nome nana tbm mto legal. Vc é a mesma pessoa q perguntou sobre ele no yahoo? Como vc conseguiu td isso sobre o nome? pq eu n consigo encontrar nada...XD

      Excluir
  2. Os demônios tem nomes diferentes e histórias variantes, contudo são os mesmos demônios desde sempre.

    ResponderExcluir