Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

18 de mar de 2011

Orixá Baiani

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bayanni, Baiani ou Banni

Baiani, Bayanni ou Dada filho de Òrànmíyàn é irmão mais velho de Xangô e Soponna. Tornou-se Alaafin de Oyo Pacífico, foi um rei fraco que quase não reinou.

No Brasil é chamado de Bayanni ou Dadá Ajaká, é representado por uma coroa de búzios chamada de Ade Bayanni ou Adê de Banni é enfeitada de búzios com diversas tiras pendentes.

Orixá cultuado no Terreiro do Gantois, tem uma festa anual chamada Festa de Baiani muito concorrida por ser talvez a única casa de candomblé que cultue este Orixá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário