Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

27 de mar. de 2011

Xintoísmo

Xintoísmo ou Xinto significa “via dos deuses” ou “caminho divino”. É a religião animista do Japão e durante muitos anos não teve nome sendo o termo “Xinto” adotado somente no século VI de nossa era.

O Xintoísmo é, sobretudo o culto aos Kamis. Por Kami podemos entender todos os espíritos que são sagrados e que incluem os ancestrais (os mortos da família, de um clã, região ou nação) e todos os espíritos da natureza (como o espírito do sol, da Lua, da montanha, das plantas das tempestades, etc.).

Para os Xintos os mortos são divinos, continuam a circular entre os vivos. Aos vivos cabe suprir todas as necessidades de seus mortos, pois eles determinam tanto os acontecimentos naturais como os pessoais de seus descendentes. Deixá-los sofrer qualquer tipo de necessidade ou não honrá-los como merecem significa má sorte ao vivo.

O Xintoísmo não possui fundador e não tem dogmas. O culto ao Kami é realizado de forma livre e pessoal. Possuem por base o amor e respeito à tudo que é vivo e para eles tudo tem vida. Pode ser traduzido como uma atitude de agradecimento à vida, aos seus mortos e a natureza.

Os livros sagrados (para os japoneses todos os livros de história são sagrados) do Xinto datam também do século VI de nossa era e são conhecidos como “Kojiki” (Anais das coisas antigas) e “Nihongi” (crônicas).

Ética Xintoísta

O que vale é a autoconsciência, ou seja, o homem sabe, pela sua própria natureza, o que deve fazer.

A vida, os instintos e tudo o que serve para conservá-la e torná-la mais bela são avaliados de maneira positiva. A morte e tudo o que a ela conduz - como doença, falta de sorte e infelicidade - são avaliados negativamente e devem ser evitados.

Não existindo pecado, não deveria existir o sentimento de culpa ou de perdão, mas o xintoísmo recorre às purificações por um sentimento de deferência a quem é mais justo e forte como os kamis.

Uma virtude particularmente cultivada no xintoísmo é o senso de honra, considerado até mesmo como um valor com fim em si mesmo. Depois vem a fidelidade, especialmente ao imperador e, em seguida, ao grupo a que se pertence, a obediência aos superiores, o sucesso nos estudos e na vida, o autocontrole e o não prejuízo ao próprio grupo e à sociedade.

A pureza é outra virtude. Há dois significados de pureza, um é o da pureza externa, ou pureza corporal, e o outro são da pureza interior ou pureza do coração. Se um homem está favorecido com a verdadeira pureza interna do coração, ele de fato irá alcançar a comunhão com o Divino. A sinceridade é, também, muito importante dentro do Xintoísmo.

Conceito Xintoísta

Para o xintoísta, tudo é divino inclusive o homem e, portanto, a experiência religiosa é tomar consciência da própria natureza divina, contemplar essa essência em nós e nos outros.
O xintoísmo possui um senso de familiaridade com o divino e de adoração a tudo aquilo que é superior ao homem: ele encontra o absoluto na atmosfera de uma paisagem, nas montanhas que são sagradas, nas ilhas, nas cachoeiras e nos rios. Essa alma profundamente religiosa conserva-se mesmo nestes tempos de sofisticadas tecnologias, sendo que as peregrinações aos numerosos santuários japoneses, construídos, geralmente, em lugares bonitos favorecem a contemplação.
Existe também uma espécie de sacerdote, o kannushi, com atribuições específicas nos templos ou santuários onde exercem suas funções, ainda que todos os homens e mulheres possam presidir o culto.


A salvação é alcançada através da observação de todos os tabus e evitar pessoas e coisas que possam causar impurezas ou poluição. As orações são feitas e oferecidas, levadas aos tempos de deuses e deusas, os quais são ditos como sendo de 800 miríades no universo. As pessoas precisam apenas saber como se adaptar a Kami nas várias ocasiões. A natureza Kami de uma pessoa sobrevive à morte, e uma pessoa naturalmente deseja ser respeitado entre os seus descendentes pela lembrança aprobatória. Portanto, a responsabilidade das obrigações ocupa o lugar de maior importância no Xintoísmo.

Dentro da visão Xintoísta de mundo e de organização um homem precisa primeiramente cuidar e honrar sua família e depois a nação, sendo esta última a de maior importância. Coloca-se a sua disposição, pronto para sacrificar-se e a tudo que possua por ela. O coletivo é maior que o pessoal. Dois é mais que um.

Mitologia

Para o xintoísmo, tudo o que existe provém da ação recíproca de dois princípios: yo, o princípio ativo e in, o passivo. Assim, nasceram as primeiras sete gerações das divindades celestiais que ficaram inativas; o último casal dessas divindades, Izanagi (céu) e Izanama (terra), após ter mexido com sua lança na terra pantanosa, deixaram cair algumas gotas de lama que, ao se solidificar, criaram as duas ilhas Futaminoura que escolheram para própria habitação.

Deles, nasceram várias divindades entre as quais Amaterasu O Mi, a deusa do sol, que deu origem a Jimmu Tenno, o antepassado que deu origem à raça Yamato e fundou o império nipônico em 600 a.C.

Além disso, o xinto admite uma miríade de kamis, ou espíritos, que moram em tudo o que existe, cada qual com seus mitos.
Os kamis podem se manifestar sob formas antropomórficas, ou seja, com corpo e paixões humanas.

Texto: Lara Moncay

Nenhum comentário:

Postar um comentário