Por Daniel Silva (2007); fonte: Templo do Conhecimento
Os heróis dos poemas épicos eslavos (Os Bogatyrs): em histórias repletas de bravata, perigos e magia os eslavos admiravam a coragem e a honra de seus heróis épicos.
Svatogor: o herói Svatogor era corajoso, e famoso por sua poderosa lança e força prodigiosa, com a qual derrotava os bandidos e dragões. Certa vez, orgulhoso desse dom gabou-se para uma donzela que poderia erguer a terra. Dias depois encontrou um saquinho pelo caminho, e tentou erguê-lo para ver o que haveria nele. Mas ele se mostrou tão pesado que o herói apenas conseguiu levantá-lo de joelhos, antes de tombar sobre o peso, sendo lentamente esmagado, até chorar lagrimas de sangue e morrer de sede.
Ilya-Muromyets: Inicialmente uma criança fraca e doente, Ilya Muromyets ganhou força, agilidade e inteligência quando recebeu de menestréis uma formula mágica. Era um grande inimigo dos demônios, combatendo-os com sua espada. Certa vez matou um deles erguendo um tronco de arvore contra ele. Foi um dos heróis cristianizados.
Príncipe Ivan: Ivan era um dos Príncipes de Kiev, um rapaz altivo e bravo, porem bondoso e justo. Costumava viajar por toda a Rússia, enfrentando os vilões, dragões e espíritos malignos. Era famoso por proteger pequenas vilas de monstros e pessoas cruéis. Foi ele quem derrotou Koshchei, o sem morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário