Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

6 de jun. de 2011

Deusa Bendis

Deusa lunar.

Bendidia - DIA DE BENDIS - Antiga Trácia: Dia de Bendis, deusa lunar Bendis é a deusa da Lua na Trácia e oferece vidência, magia e proteção àqueles que a procuram. Hoje, dê um presente a Bendis. Faça um bolo com ingredientes brancos (farinha, leite, clara de ovos, açúcar...). Deixe o bolo durante toda a noite no batente da janela, de preferência à luz da Lua. No dia seguinte, enterre-o.
Na República de Platão, esta deusa da Capadócia similar a Gaia, a Mãe Terra, é retratada vestindo um boné Phyrgian, o manto e a túnica curta de uma caçadora de pele e de botas e carregando uma lança.

No ritual em sua homenagem, as mulheres oferecer-lhe trigo.

Texto abaixo copiado do site Poeira Cósmica:


BENDÍDIA – festival realizado na Trácia, dedicado à Bendi, deusa da lua e da fertilidade, que corresponde a Ártemis.

O festival consistia de corridas de cavalos e de procissões indo para o templo de Pireus.
Nos ritos e Mistérios de Bendis: oferecia-se bolos em forma de Lua nas encruzilhadas e também rolavam orgias regadas a bebidas e boa comida, o que a associa ao êxtase do  Senhor Dionísio...
Existe um feitiço com a participação de Benedida: Este encanto é destinado a recuperar objetos perdidos:


“Primeiro escreva “Benedida” num pedaço de papel, dobre-o, agite-o no ar, fechando-o”. À medida que for enrolando o papel diga solenemente: “Benedida, Você está presa aqui e não deixarei Você sair, se não devolver (diga qual objeto perdido).” Segure com força o papel e coloque-o cuidadosamente enrolado (para Benedida não escapar) sob a perna de uma cadeira pesada. Depois volte a procurar o objeto perdido. È tiro e queda!

Outro feitiço envolvendo Benedidia é tradicional para a Véspera de Ano Novo.

Sente-se à mesa do jantar, com uma romã cortada  e uma tira de papel branco dobrado ao meio, esperando o relógio dar Meia-Noite.

A cada toque, pegue uma semente da romã, morda-a dizendo:

“Benedida! Traga-me dinheiro!”, então deixe a semente na tira de papel, dobrando-o mais uma vez. Após as 12 badaladas, guarde o papel na carteira para atrair dinheiro durante o ano.
No segundo feitiço, o uso da romã mostra a relação da Mãe Lua (Bendis ou Hécate)  ajudando a Mãe-Terra (Deméter) a encontrar sua Filha, Perséfone, da mesma maneira em que associa o reino de Hades às riquezas.

O primeiro feitiço mostra a relação da Deusa Bendis com o povo das fadas (ou lasas) , que gostam de pegar “emprestado” as coisas das pessoas ao redor das quais vivem), e mostrar a relação de Hécate como Rainha dos daemos (gênios) que tremem ao ouvirem a Voz Dela!!!

Bendis assim como a Trivia, é uma Deusa Donzela que consegue atravessar o Reino das Sombras e Sabe como uma Avó Sábia localizar objetos perdidos em qualquer plano!!


Texto 

fonte: A Tocha de Hécate

Bendis foi uma Antiga Deusa Lunar da Trácia,Senhora da Fertilidade e Caçadora Noturna associada com Ártemis, Hécate e Perséfone.

BENDÍDIA - era o nome dado ao festival realizado na Trácia, dedicado à Bendi, deusa da lua e da fertilidade, que corresponde a Ártemis. O festival consistia de corridas de cavalos e de procissões indo para o templo de Pireus (do site de Reconstrucionismo Helênico de minha querida amiga Alexandra).
Como de costume, fiz minhas ofertas semanais à minha Mãe Sagrada (Hécate) , e aproveitei p/saudar também Ártemis e Bendis, por ser Aliada de Hécate e Dionísio,por ser Aquela que me ajuda a encontrar meus objetos perdidos, e por me lembrar do meu lado caçador...=D
Bendis (também Conhecida como Benedidia, ou Benedida) fez questão de mostrar Sua Presença através das chamas da velas.
O texto do site Theoi fala (basicamente)  também que Bendis se assemelha à Selene, Deusa da Lua Cheia, Senhora da Magia  e Rainha dos Céus p/ os gregos!!!

Animais sagrados: cavalos e raposas
Dia da Semana: Segunda-Feira
Metal: Prata
Cristais: Pedra-da-Lua
Oferendas: bolos em formato de lua (crescente ou cheia) e relações sexuais ardentes(WOW!)

Enfim, é uma Deusa que também tá Presente em famílias de bruxas celtibericas de Portugal e tb possivelmente em famílias de streghe italianas!!!
É uma Deusa que adorei conhecer, que me fez lembrar do meu espírito livre, e também do lado Caçador de minha Senhora Hécate, que é uma Caçadora de Almas, Senhora da Caçada Selvagem!!!
Bençãos Plenas de Hécate, Bendis e Ártemis!!!=***

Texto abaixo copiado do blog Agenda Esotérica
Bendis era representante do poder destruidor da lua minguante e dos mistérios da noite e da escuridão.
Segundo a tradição, esta Deusa também proporcionava a vidência, a magia e a proteção àqueles que a procuravam. Costumavam-se fazer oferendas a ela nas encruzilhadas com bolos em forma de meia-lua.
Mais tarde, esta Deusa foi sincretizada com outras deusas lunares, como Ártemis e Hécate. Há referências desse Festival à época de Platão em que um dos eventos noturnos contava com uma corrida de cavalos com os cavaleiros segurando tochas. Era o que se podia chamar de “corrida das tochas”.

fonte: http://mirhyamcanto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário