Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

24 de jul. de 2011

Os Filhos de Cronos

Quando Zeus cresceu resolveu vingar-se do seu pai, solicitando apoio de Métis - a prudência. Ela ofereceu uma poção mágica que fez Cronos vomitar os filhos devorados.

* Zeus tornou-se o rei dos deuses, soberano do Monte Olimpo, deus do céu e do trovão.

* Hera, que se tornou deusa dos deuses, ao desposar seu irmão Zeus.

* Deméter, deusa da terra cultiva, da agricultura, das colheitas e das estações do ano.

* Héstia, deusa protetora das cidades, das famílias e das colônias e iluminava a humanidade com o fogo sagrado.

* Poseidon, deus supremo dos mares.

* Hades, deus guardião do Submundo
Gaia ficou com a função de revelar aos homens a origem divina de todas as coisas. Seguindo os conselhos de Gaia, Zeus liberta os Hecatônquiros mas aprisiona os titãs no Tártaro. Então partilhou-se o universo.

* Zeus ficou com o céu e a terra.

* Poseidon ficou com os oceanos.

* Hades ficou com o mundo dos mortos.


ZEUS E SUAS ESPOSAS
Métis, a deusa da prudência, foi a primeira esposa de Zeus, que temia ser destronado devido a uma profecia. Por brincadeira, propôs a Métis de transformar-se em uma mosca. Sem perceber as intenções de Zeus, ela voa e pousa em suas mãos. Imediatamente, ele a aprisiona e a engole. Métis estava grávida e a cabeça de Zeus crescia a cada dia, até que da cabeça de Zeus nasceu Atena, já adulta e a profecia não se cumpriu.

Têmis, a deusa da justiça, foi a segunda esposa de Zeus. As Moiras profetizaram que Zeus tinha muito a aprender com Têmis. Eles tiveram três filhas: Eunômia - a disciplina, Diké - a justiça e Riné - a paz.
Finalmente Zeus se casaria com sua irmã Hera gerando Hefesto, Hebe e Ares.

* Hefesto, divindade do fogo e dos metais. Sua mãe, Hera, achando-o feio, jogou-o do Monte Olimpo, tornando Hefesto coxo. Mas Hefesto aprendeu um ofício e se tornou um hábil ferreiro. Casou com Afrodite, que tinha muitos amantes e seu principal rival era seu irmão Ares.

* Hebe, a deusa da eterna juventude, servia néctar e ambrosia aos deuses. Casou-se com Héracles ou Hércules após sua morte, quando ele foi aceito no Olimpo.

* Ares, deus da guerra e da violência, tinha Éris como companheira de batalha - deusa da discórdia. Era amante da esposa de seu irmão, com quem teve vários filhos, e também outras inúmeras amantes.

Texto e fonte: http://eventosmitologiagrega.blogspot.com

2 comentários:

  1. Olá,
    adorei o blog, tem muita informação interessante, é deliciante estar a ler todas estes posts, passei aqui umas boas horas a ler e digo-lhe que me fascinei e deliciei

    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Obrigada. Mas o mérito não é meu, é de todos os autores que nos maravilham com seus textos. A eles todos os méritos e reconhecimentos. Abraços, Sofya.

    ResponderExcluir