Quando Zeus cresceu resolveu vingar-se do seu pai, solicitando apoio de Métis - a prudência. Ela ofereceu uma poção mágica que fez Cronos vomitar os filhos devorados.
* Zeus tornou-se o rei dos deuses, soberano do Monte Olimpo, deus do céu e do trovão.
* Hera, que se tornou deusa dos deuses, ao desposar seu irmão Zeus.
* Deméter, deusa da terra cultiva, da agricultura, das colheitas e das estações do ano.
* Héstia, deusa protetora das cidades, das famílias e das colônias e iluminava a humanidade com o fogo sagrado.
* Poseidon, deus supremo dos mares.
* Hades, deus guardião do Submundo
Gaia ficou com a função de revelar aos homens a origem divina de todas as coisas. Seguindo os conselhos de Gaia, Zeus liberta os Hecatônquiros mas aprisiona os titãs no Tártaro. Então partilhou-se o universo.
* Zeus ficou com o céu e a terra.
* Poseidon ficou com os oceanos.
* Hades ficou com o mundo dos mortos.
ZEUS E SUAS ESPOSAS
Métis, a deusa da prudência, foi a primeira esposa de Zeus, que temia ser destronado devido a uma profecia. Por brincadeira, propôs a Métis de transformar-se em uma mosca. Sem perceber as intenções de Zeus, ela voa e pousa em suas mãos. Imediatamente, ele a aprisiona e a engole. Métis estava grávida e a cabeça de Zeus crescia a cada dia, até que da cabeça de Zeus nasceu Atena, já adulta e a profecia não se cumpriu.
Têmis, a deusa da justiça, foi a segunda esposa de Zeus. As Moiras profetizaram que Zeus tinha muito a aprender com Têmis. Eles tiveram três filhas: Eunômia - a disciplina, Diké - a justiça e Riné - a paz.
Finalmente Zeus se casaria com sua irmã Hera gerando Hefesto, Hebe e Ares.
* Hefesto, divindade do fogo e dos metais. Sua mãe, Hera, achando-o feio, jogou-o do Monte Olimpo, tornando Hefesto coxo. Mas Hefesto aprendeu um ofício e se tornou um hábil ferreiro. Casou com Afrodite, que tinha muitos amantes e seu principal rival era seu irmão Ares.
* Hebe, a deusa da eterna juventude, servia néctar e ambrosia aos deuses. Casou-se com Héracles ou Hércules após sua morte, quando ele foi aceito no Olimpo.
* Ares, deus da guerra e da violência, tinha Éris como companheira de batalha - deusa da discórdia. Era amante da esposa de seu irmão, com quem teve vários filhos, e também outras inúmeras amantes.
Texto e fonte: http://eventosmitologiagrega.blogspot.com
Olá,
ResponderExcluiradorei o blog, tem muita informação interessante, é deliciante estar a ler todas estes posts, passei aqui umas boas horas a ler e digo-lhe que me fascinei e deliciei
Parabéns pelo blog
Obrigada. Mas o mérito não é meu, é de todos os autores que nos maravilham com seus textos. A eles todos os méritos e reconhecimentos. Abraços, Sofya.
ResponderExcluir