Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

24 de jul. de 2011

Os Filhos de Zeus

Retratada como ciumenta e agressiva, Hera odiava e perseguia as amantes do marido Zeus e também os filhos gerados com elas.
* Héracles ou Hércules era filho de Zeus com a mortal Alcmena e foi perseguido por Hera ainda quando era criança, quando Hera tentou matá-lo. Era famoso por sua força.
* Musas: Zeus fertilizou a titânide Mnemósine, a deusa da memória. Durante nove noites consecutivas ela deu à luz a nove filhas em algum lugar do Monte Olimpo. Suas filhas eram as Musas que cantavam o presente, o passado e o futuro, ao som da lira de Apólo.
* Apolo foi uma das divindades principais da mitologia greco-romana, um dos principais deuses olímpicos. Filho de Zeus e Leto, e irmão gêmeo de Ártemis, possuía muitos atributos e funções. Depois de Zeus, era o mais influente e venerado de todos os deuses da Antiguidade Clássica. Apolo era sinônimo de luz física e espiritual. Era tido como eternamente jovem e de beleza sem igual entre os Deuses.
* Ártemis, deusa da vida selvagem e da caça, era irmã gêmea de Apolo e ajudou no parto do irmão.
* Hermes: Nascido da união de Zeus com a Ninfa Maia, desde cedo Hermes demonstrou suas incríveis habilidades divinas. Hermes era o veloz mensageiro dos Deus do Olimpo. Foi o patrono dos viajantes, comerciantes e também dos ladrões, dos mentirosos. Conversador emérito, descuidado de tudo, sempre pronto a cooperar, desempenhava um papel muito importante no Olimpo e na terra. Possuia várias atribuições devido à sua agilidade física e mental.
* Perséfone ou Coré, era filha de Zeus e de Deméter, deusa da agricultura. Perséfone foi raptada por Hades, deus do mundo subterrâneo.
* Dioniso ou Dionísio - Baco: Concebido da união entre Zeus e a mortal Sêmele, Dioniso ou Dionísio ensinou o homem a cultivar os vinhedos e tornou-se o deus do vinho e da embriaguez. Patrocinava as festas e as comemorações com luxuria. Dioniso, também chamado de Baco, era sempre representado com folhas de parreira e cachos de uva adornando a cabeça. Muitas vezes tinha atitudes debochadas, lânguidas e até mesmo efeminadas, o que fazia um perfeito conjunto com as peles de felinos que gostava de usar. Apaixonou-se perdidamente por Adriadne, vindo a desposá-la.
* Perseu foi o herói mítico grego que decapitou a Medusa, um monstro que transformava em pedra qualquer um que olhasse para ela. Ele era filho de Zeus, que sob uma forma de chuva de ouro, engravidou a mortal Danae.
* Helena de Tróia era de filha de Zeus e de Leda. Quando tinha 11 anos foi raptada pelo herói Teseu mas seus irmãos Castor e Pólux a levaram de volta a Esparta. Possuía a reputação de mulher mais bonita do mundo e isso despertava a inveja em Hera, mulher de Zeus.
* Minos: Filho de Zeus e Europa, Minos foi um rei da ilha de Creta. Atribuem-lhe grande número de aventuras amorosas e costumam apontá-lo como o primeiro homem a praticar pederastia. Com sua esposa Pasífae, Minos foi o pai de Ariadne, Androgeu, Deucalião, Fedra, Glauco e Catreu e de muitos outros. Pasífae teria sido também a mãe do Minotauro.

Texto e fonte: http://eventosmitologiagrega.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário