Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

12 de ago de 2011

Deusa Selene

Selene, a Lua Cheia.

A Deusa grega da Lua Cheia chamada Selene.

Filha dos titâs Hipérion, o deus da Luz Primordial, e de sua irmã Téa. Era irmã de Helios, o Sol e de Eos, a Alvorada.

Conta o mito que Selene se apaixonou por um belo pastor, cujo nome era Endymion. Com ele teve cinquenta filhas. Só que o pastor era um mortal e como todo mortal, suscetível à morte. Esse “detalhe” atormentava a Deusa que inconformada conseguiu que o amado permanecesse eternamente jovem fazendo com que ele dormisse para sempre. Endymion estava então sempre dormindo e com aparentemente a mesma idade.

Selene é a divindade protetora dos feiticeiros e magos. Ela dirigia no céu um carro puxado por dois cavalos e exercia uma poderosa influência sobre os que faziam encantamentos de amor.

Se Selene for de origem grega, seu significado pode ser “o brilho”, “a lua”, “ a claridade”.

Ao lado de Ártemis e de Hécate, Selene representa a tríplice manifestação da energia lunar: Crescente, Cheia e Minguante.

Seu nome equivalente na mitologia romana é Luna (Lua).

texto e fonte: Agenda Esotérica

Nenhum comentário:

Postar um comentário