Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

26 de out. de 2011

Deusa Néftis

Néftis, Irmã de Ísis.

Néftis é a deusa egípcia do pôr-do-sol, dos túmulos e da morte. Ela era irmã de Ísis e esposa do deus Seth.

Seu nome significa fim e vitória. Era conhecida como “Senhora da Casa”ou “Senhora do Castelo”. E representada como uma mulher com cabeça de cobra ou uma serpente com cabeça de mulher. Ou um escorpião no lugar da cobra. Em outras representações, como Ísis porta na cabeça o trono do mundo, Néftis porta o pilar que sustenta esse trono.

A mitologia conta que Néftis, após uma briga com Seth, fantasiou-se de Ísis. E Osíris pensando que se tratava de sua mulher, se uniu a ela por uma noite. Desse relacionamento nasceu Anúbis, deus dos embalsamadores. Quando Osíris foi morto por Seth, Néftis ajudou a irmã a recuperar o seu corpo. E ainda o reanimaram tempo suficiente para que Ísis pudesse conceber um filho.
Tanto Néftis quanto Ísis estavam incumbidas de velar pelos mortos. Néftis ficava na cabeceira dos sarcófagos reais e Ísis aos pés dos sarcófagos.
A deusa também representava as terras áridas e secas do deserto.

fonte do texto e foto: Agenda Esotérica

7 comentários:

  1. muito legal e obrigada pois precisava disso para um trabalho muito importante pro meu colegio que valia muito ponto valeu porme ajudar sofya iaé umarhama

    ResponderExcluir
  2. preciso fazer uma pesquisa sobre ela também

    ResponderExcluir
  3. Adorei para a feira de História!!! Ameeeiii

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela sua matéria estou no 6 ano e essa postagem me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom precisava para amanhã de manhã sorte que eu achei obrigado

    ResponderExcluir
  6. Tô precisando para quarta feira muito obrigada!!

    ResponderExcluir