Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

24 de nov. de 2012

Arquétipos: Deuses do Céu

Autoria: Samildanach

Tomando por base o conceito de arquétipo, busco observar e discorrer um pouco sobre as faces do Deus e os pontos de convergência que fazem com que deidades das mais diferentes culturas e dos mais diversos recortes temporais resguardem semelhanças entre si. Muitas outras divindades podem ser observadas, e outros tantos aspectos, citados e trabalhados, mas estes foram os que eu encontrei em maior profusão, dentro dos meus estudos, e creio que poderão dar norte para maiores estudos. Por agora, iremos iniciar pelos deuses ligados ao céu.


Podendo ser chamados de uranopolitas, ou seja, que habitam o céu, eles são os Senhores do Céu. Seus Domínios incluem o vento, trovão, raio, chuva, granizo, tempestades e padrões climáticos. Muitas vezes, o Deus do Céu é o principal Deus do Panteão, já que o céu abarca tudo, está sempre presente e contém os recursos primários necessários a todas as vidas, a saber, o sol e a chuva.


Alguns Deuses do Céu, como Zeus, Jeová e Júpiter, fazem de sua morada o alto das montanhas ou um determinado pico de um monte próximo ao céu e às forças climáticas, pontos favoráveis para observar a vida terrena. Associados a essas deidades estão os raios, estrelas, planetas, galáxias, meteoros, carvalhos atingidos por raios e suas folhas, o martelo e a águia. Alguns dos Deuses do Céu mais proeminentes são Zeus, Jeová, Júpiter, Thor, Odin, Hórus, Nwyvre, Taranis e Nuada.


Eles são senhores do Poder, vivem em função do controle e do poder. Geralmente destronam os seus antecessores, comumente seus pais, o que historicamente foi observado que eram formas de mitologicamente registrar a derrota de um antigo povo que reinava sobre os outros, sendo seus deuses substituídos pelos dos vencedores. Ainda que estejam ligados a ordem e à estruturação das mitologias das quais fazem parte, esses Deuses, por vezes, se colocam acima das próprias leis que estabeleceu, sendo por vezes prepotentes, ciumentos e infiéis, como Zeus, que tinha incontáveis relações e casos amorosos com deuses e mortais.


São os grandes líderes, senhores que detinham o poder e se comprometiam em gerir e defender a Terra e o povo com o qual tinham se comprometido.


Bênçãos do Senhor da Abóbada Celeste.

texto e imagem vem daqui: http://alemdofalo.blogspot.com.br/2012/02/arquetipos-do-deus-deuses-do-ceu.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário