Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

4 de mar. de 2011

Deusa Hemera

(autoria desconhecida)

Hemera, o dia, é a filha de Nyx, a noite, e Erebus, a escuridão, e mulher e irmã de Éter, a luz e o céu superior (como se fosse o vazio do Universo, aquilo que se estende para lá da atmosfera). Hemera é a essência do Dia, não considerada uma Deusa em si, mas antes o dia em si e, portanto, sob o governo de um Deus, neste caso de uma Deusa, Eos.
A sucessão de a Noite e a Escuridão precederem o Dia e a Luz deriva do facto de os gregos considerarem que o dia começava com o anoitecer e, portanto, a noite precedia o dia.
A cosmogonia grega separava o Sol do fenómeno do Dia, considerando que era o Éter que realmente brilhava (podemos considerar que a luz que vemos resulta, na verdade, de filtração pela atmosfera e, por isso, não é, realmente, a luz do Sol em si que nos chega...).
Assim, ao anoitecer Nix cobria com neblina negra a camada entre o Éter e o Ar e então chegava-nos Erebus, a escuridão. Ao amanhecer Hemera fazia com que as neblinas se dispersassem e que o brilho do seu marido chegasse à terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário