A Deusa do Dia.
Hemera na mitologia grega foi a primeira deusa a representar o sol.
Filha de Nix, a noite, e de Érebo, a escuridão, esta Deusa era a personificação do dia e do ciclo da manhã. Era também a guardiã das fronteiras entre o mundo das sombras e o mundo onde chegava a luz.
Os gregos consideravam que o dia começava com o anoitecer e com a escuridão, portanto a noite precedia o dia. Isso explicava como e porque a união de Nix com Érebo resultou no nascimento do dia e da luz.
Também segundo esse mito, Hemera e suas irmãs, as Hespérides, nasceram para ajudar Nix a não se cansar. Todas estas deidades em conjunto conduzem a dança das Horas: Hemera traz o dia; as Hespérides trazem a tarde e Nix traz a absoluta Noite.
Hemera foi casada com seu irmão Éter que representa o ar elevado, puro e brilhante, respirado pelos deuses, também chamado de Céu Superior. Os dois juntos geraram, de acordo com Hesíodo, poeta da Grécia Antiga, deuses não antropomorfizados: a Tristeza, a Cólera, a Mentira etc..
Hemera em grego significa claridade e o recado que ela nos deixa é que sempre depois da escuridão virá a luz. Portanto nunca desista de esperar por um novo amanhecer, mesmo que a noite lhe pareça trevosa demais. É só uma questão de horas.
(autoria desconhecida)
obrigada pelo seu texto.eu adorei!você deveria fabrica-los tambem!
ResponderExcluirUm dia quem sabe eu exponho minhas ideias, por enquanto estou aprendendo junto com vocês. Abraços, Sofya.
ResponderExcluirmuito bom bem resumido.
ResponderExcluirQue linda esta Deusa não conhecia Hemera. Um Arquétipo maravilhoso
ResponderExcluir