Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

9 de out. de 2011

Deus Ganesha

Com corpo de menino e cabeça de elefante, este deus remove obstáculos

A tradição indiana está na moda, seja por conta da novela "Caminho das Índias" ou pelo filme "Quem quer se um milionário?". E entre tantos costumes e tratamentos diferentes, uma peça chama a atenção de qualquer ocidental: a presença da imagem de um menino com corpo de humano e cabeça de elefante em todos os lares da Índia.

Conhecido como Ganesha, ele é o deus protetor de todos os seres, capaz de remover os obstáculos do caminho.

História

Ganesha tem o corpo de menino e a cabeça de elefante devido a um equívoco de seu pai, o deus Shiva. Após degolar seu filho, Shiva saiu em busca da cabeça do primeiro ser vivo que encontrasse para atender ao pedido de Parvati, mãe de Ganesha. O primeiro ser vivo encontrado foi um elefante recém-nascido. E, assim, Ganesha viveu: com o corpo de ser humano e a cabeça de elefante. Também a pedido de Parvati, Ganesha é o primeiro reverenciado em qualquer cerimônia até hoje.

Pedidos

Adorado na Índia, Ganesha é invocado para remover obstáculos e trazer sabedoria para enfrentar os desafios da vida. Ele seria capaz de auxiliar as pessoas a enxergar os problemas com mais clareza.

Os hindus se conectam com esse deus entoando seu mantra "Om Gam Ganapataye Namah", que pode ser traduzido como "Saúdo-te senhor Ganesha", diante de um pequeno altar com a imagem da divindade e oferendas. Quando o pedido é atendido, as pessoas oferecem doces para Ganesha.

fonte do texto: http://anamariabraga.globo.com/home/canais/canais-zen.php?id_not=2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário