Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

5 de mar. de 2011

Deusa Hathor, a Mãe Brilhante / Obscura

 

Uma das Deusas Mães do Egito era Hathor, constantemente chamada de mãe de todas as deidades e deusa da Lua.
Originalmente, seu nome era Het-Hert ou Hat-Hor, o que significa A Casa ou O Ventre de Hórus.
Hathor criou-se a si própria, uma forte indicação de que seu culto já acontecia quando da ascensão das divindades masculinas dominantes.
Os egípcios a chamavam de a Vaca Celestial, que originou a Via Láctea a partir de seus fluidos vitais.
Era também identificada com o lendário ganso do Nilo que botou o Ovo Dourado do Sol.
Ela era a rainha do Oeste (os mortos), mas também a protetora das mulheres e da maternidade.
Hathor possuía também um lado obscuro.
No início, quando a humanidade ainda dava seus primeiros passos na Terra, o deus solar Rá decidiu punir os humanos por se tornarem perversos e desrespeitosos aos deuses.
Ele ordenou a Hathor que executasse sua vingança.
A deusa matou humanos até seu sangue corresse em rios.
Rá passou a sentir remorso pelos humanos e pediu a Hathor que parasse mas, por estar ensandecida, ela se recusou. Finalmente, Rá lançou 7.000 jarras de cerveja misturadas com mandrágora para que parecesse sangue. Hathor bebeu toda a cerveja, ficou completamente embriagada e esqueceu-se de seu desejo por sangue.


Fonte do Texto: Antiga Religião dos Faraós e A Magia da Lua.

Um comentário: