Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

22 de mar. de 2011

Deusa Selene

(autoria desconhecida)

Selene - Deusa da Lua, irmã de Helios e Éos, da família dos Titãs. Era uma linda deusa, de braços brancos, com longas asas, que percorria o céu sobre um carro para levar aos homens a sua plácida luz. Amou Endimião e foi, posteriormente, identificada com Ártemis.

Selene, a deusa da Lua, é conhecida por seus incontáveis casos de amor. O mais famoso de seus amantes é o pastor Endymion. Ela se parece  com uma mulher jovem de face tão branca  quanto a neve, cabelos da cor de ouro, que viaja em uma carruagem prata puxada por dois cavalos. Geralmente ela é mostrada montada em um cavalo ou touro. Dizem que Selene usa um manto, carrega um atocha, e tem uma meia lua na testa.   Ela não era um dos deuses do monte Olímpio mas era a Deusa da Lua.Depois que seu irmão Hélios(deus do Sol) completa sua jornada pelo céu, Selene começa a sua. Antes de sua jornada pelos céus ela se banha no mar.

A sedução de Endymion é o caso de amor mais famoso de Selene. Ela se apaixonou pelo pastou, e o seduziu enquanto dormia em uma caverna. Sua sedução resultou no nascimento de cinqüenta filhas. Como Selene estava profundamente apaixonada por Endymion, ela pediu a Zeus que o deixasse escolher seu destino. Zeus aceitou o pedido de Selene colocando-o em um sono eterno e os antigos gregos acreditavam que sua tumba se encontrava no Monte Latmus, perto de Milete na Ásia Menor.e Endymion era visitado por Selene todas as noites e beijado pelos seus raios de luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário