Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

27 de mar. de 2011

Mitologia Fenícia

Texto: Lara Moncay

A Fenícia localizava-se em uma estreita faixa de terra limitada ao norte pelo Golfo de Issus, ao sul pelo monte Carmelo, a leste pelo Mediterrâneo e a oeste pela cadeia do Líbano. As ruínas fenícias mais antigas datam do século VII a.C.

Os fenícios faziam parte de uma vaga de povos semitas que se estabeleceram progressivamente em Canaã. Deve-se ressaltar que se produziu uma fusão do elemento semítico e outros povos racialmente diversos como os egípcios, asiânicos, egeus e outros elementos autóctones. Os próprios fenícios intitulavam-se cananeus e até suas colônias como o Cartago, se designavam assim, ainda na época de S. Agostinho.

A Fenícia era constituída de aproximadamente 25 cidades sendo Sídon, Tiro, Ugarit e Biblos as mais conhecidas.

A população das cidades era constituída em grande parte, de numeroso proletariado urbano que se dedicavam à diversas ocupações industriais. Em algumas cidades fenícias encontraremos colônias estrangeiras. Marinheiros e mercadores, que percorriam mares e terras distantes, completavam o cosmopolitismo dos portos fenícios. A população rural vivia sob rigorosa opressão e tinham de entregar ao Estado a quarta parte de seus produtos.

A Religião Fenícia

Existe uma tríplice fonte para o estudo da religião fenícia; o Antigo Testamento, os autores antigos gregos e latinos e as descobertas arqueológicas.

Segundo o A.T. a religião fenícia aparece-nos condenada pelo monoteísmo hebraico por causa de sua abominável idolatria. Como exemplo, temos o dramático e vitorioso desafio do poeta Elias as sacerdotisas de Baal introduzidos por Jezabel, a princesa de Tiro.

Sobre os autores antigos destaca-se o trabalho de Fílon, escritor grego, nascido na Fenícia no ano 42 de nossa era.

Das escavações arqueológicas os textos de Ras Shamra constituem as principais fontes sobre a religião fenícia.

Ao estudarmos a religião fenícia, necessário se faz a distinção de duas épocas diferentes: a primeira que nos é descrita pelas tabuinhas de Ras Shamra, remonta ao II milênio a.C e a segunda é a chamada baixa-época e mostra-nos a religião fenícia já sob a influência grega.

Os deuses descritos nesse achado arqueológico versam principalmente sobre a antiga cidade de Ugarit. Através dos textos de Ras Shanra encontramos na origem do panteão fenício os deuses característicos dos asiânicos que precederam na Fenícia, como no resto da Ásia Ocidental, a chegada dos semitas.

No cimo deste panteão está El-Dagon que possui atribuições de presidir o curso dos rios e anunciar as chuvas. Em segundo lugar, temos o deus Baal, cujo nome significa o senhor ou mestre, é um deus determinado, das alturas, da tempestade, do raio e também das chuvas, tanto as benfazejas como as devastadoras. Aliyan, filho de Baal, regia as fontes subterrâneas e os cursos d’água. Anat, virgem guerreira era irmã de Aliyan. Mot, senhor do sol do meio-dia, era destruidor de toda a vegetação e deus dos infernos.

Na Baixa Época

Os fenícios chamavam seus deuses de Alonim – plural de EL que significa deus - ou Baalim – plural de Baal, que significa senhor. A denominação Baal além de designar o grande deus Baal dos textos de Ras Shamra era também empregada para designar separadamente os nomes dos deuses de diversos lugares, assim como, Melqart é o baal de Tiro.

Melqart significa o deus da cidade. Os autores gregos e as inscrições bilíngües assimilaram-no a Héracles. Propagado pelos tírios, o culto de Melqart teve adeptos em Chipre, Egito e Cartago.

Dagon era o Baal do litoral fenício. Há relatos desse deus através das histórias de Sansão e era cultuado principalmente em Asdod.

Eshmun, deus de Sídon foi identificado pelos autores gregos com Asclépios.
Em Gebal e em Beirut prestava-se culto a uma Baalat (feminino de Baal). A deusa Gebal, Asthart, era a personificação da fecundidade, deusa da maternidade e da fertilidade, a deusa-mãe.

(Baal e Asthart)

Além de seu deus protetor, cada cidade Fenícia possuía outras divindades nacionais e estrangeiras, principalmente mesopotâmicas, egípcias e gregas. Ao lado do culto aos deuses propriamente ditos, os fenícios veneravam as montanhas, as águas, as pedras e as árvores sagradas. Estas eram consideradas habitações dos deuses.

Os Cultos Fenícios

Os santuários fenícios eram construídos de preferência em lugares elevados. O templo consistia essencialmente em um recinto sagrado situado em pleno ar livre e possuindo, ao centro, uma capela ou uma pedra sagrada. Diante da capela ou da pedra havia um altar para os sacrifícios. Uma fonte e um bosque completavam o ambiente.

Nesses templos existia um numeroso clero dividido em diversas categorias de acordo com as funções desempenhadas. Encontramos assim, os adivinhos que proferiam oráculos, os barbeiros sagrados, encarregados de cortar o cabelo dos que o dedicassem aos deuses, dentre muitas outras ocupações. O pessoal dos templos era completado pelos discípulos dos dois sexos que se dedicavam as práticas de magia sexual.

Os fenícios ofereciam a seus deuses sacrifícios de animais como bois, cervos, bodes e cordeiros. Havia igualmente libações de óleo, leite e vinho.

Quando em declínio dessa civilização chegou-se a praticar o sacrifício humano, especialmente de crianças recém-nascidas.

Vida Além Túmulo

Os fenícios acreditavam na vida após a morte. A alma humana separada do corpo levava uma vida sem prazeres e nas sombras. A sobrevivência da alma, entretanto, estava intimamente relacionada com a sorte do cadáver, daí as precauções tomadas para a conservação do mesmo. Sepultavam-no com objetos de uso corrente do morto, tais como lâmpadas, vasos e joias. Para evitar a profanação dos túmulos procuravam lugares escondidos, abrigados, poços profundos e cavernas. Os epitáfios, ao mesmo tempo em que asseguravam a ausência de quaisquer tesouros nos sarcófagos, continham sérias ameaças e maldições contra os que ousassem profanar a paz do morto.

Os fenícios adquiriam o hábito, certamente por influência dos egípcios, de mumificar seus cadáveres mais importantes.
A religião fenícia estava desprovida do conceito de recompensa ou castigo no além, relacionados com o procedimento na vida terrena. As práticas religiosas visavam conciliar a boa vontade e a proteção dos deuses para uma vida longa e feliz neste mundo.

Princípios do Tempos

A cosmogonia fenícia explica-nos a formação do universo a partir de uma espécie de caos aquoso, formado por uma mistura de ar vaporoso e água turva, o que deu lugar à formação de limo, ou barro, do qual nasceria a vida; embora isso sucedesse depois de uma imensidade de tempo. E é que o princípio de todas as coisas foi o tempo: "o tempo cósmico que abraça tudo nele."

Uma série de eventos diferenciados que, por meio da escuridão e do desejo, chegaram a confluir no mais recôndito do mundo - uma vez que houve “tempos” fizeram possível o advento da vida-. O último em atuar foi o Sol que, com o seu calor, separou a água do barro e a nuvem do ar, o qual fez possível a origem do diverso e, além disso, o início do que chama-se criação. O ruído ensurdecedor, semelhante ao trovão, e a luz cegadora, similar à do raio, despertaram todas as criaturas -tanto os machos como as fêmeas - que até a essa altura permaneciam em letargia, as quais correram assustadas e se espalharam pela face da Terra para, assim, a povoarem.

Lavraram os campos e, ao princípio, adoraram como deuses os próprios frutos que a terra lhes dava. Com o passar do tempo, descobriram o fogo, cobriram-se com roupagens desenhadas por eles próprios, inventaram a escritura sobre tábuas de argila e sobre papiros e, de novo com o tempo como aliado, descobriram o poder da magia e os principais remédios contra o veneno de muitos répteis.

19 comentários:

  1. isso nao me ajudou em nada

    ResponderExcluir
  2. tbm nau me ajudou nadica d nda :(

    ResponderExcluir
  3. melhor do que qualquer outro site que eu procurei

    ResponderExcluir
  4. A coisa mais difícil é ingulir Fenícios como semitas, é igual chamar pessoas claras de Moreno, moreno vem de Mouro da africa, não tem nada a ver com Louro, que vem das etnias europeas ou seja uma de Cam outra de Jaffet.. Os Fenícios tinham Sacerdotes Reis e realezas, Os semitas eram um punhado de tribos das quais saiu Habrão. O País de Canana, era estritamente de cultura Africana e descendentes africanos. Sodoma Gomorra,Salém do Rei Melqusedeque,( cidade bíblica da Paz). O epsódio de os Fenícios terem inventado a escrita ou o diagrama alfabético, não é motivo para torna-los brancos ou semitas sem ser. O epsódio da dos Egpcios construírem as pirâmide e inventarem a Matematica, não pode os torna-los branco ou semitas sem ser. Obviamente os Camitas que construíram toda a história inicial da humanidade, só e visto como escravo e fim. Triste estas inverdades acadêmicas, tendenciosas na educação civilizatória da humanidade. Devíamos utilizar a bíblia também como um livro didático, e muitas verdades serão exaltadas muito mais que pesquisas cientificas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, a historia nos ensina: hebreus surgiram para gerar guerra, foram o povo escolhido por Deus para gerar destruição, a historia antiga e atual nos comprova isso....
      sem os atuais judeus e similares(mesma genetica porem religião e cultura distinta), o "Apocalipse" jamais ocorreria, pois as guerras no mundo se manteriam locais, e nunca se generalizariam, como nas guerras Napoleônicas e mundiais, dentre outras modernas

      Excluir
    2. Eeee...tbm pensei nisso. Fenícios semitas. Os fenícios são mais um povo de descendência camitica. Agora, não e por isso q eles eram negros, pq afinal os indianos e alemães são jafetitas no entanto tem cores bem distintas. Mas enfin, o fato e q não dão (como voce mesmo disse) atenção a descrição histórica da biblia os académicos, por causa do orgulho, levando a muitos erros.

      Excluir
    3. Eeee...tbm pensei nisso. Fenícios semitas. Os fenícios são mais um povo de descendência camitica. Agora, não e por isso q eles eram negros, pq afinal os indianos e alemães são jafetitas no entanto tem cores bem distintas. Mas enfin, o fato e q não dão (como voce mesmo disse) atenção a descrição histórica da biblia os académicos, por causa do orgulho, levando a muitos erros.

      Excluir
    4. Fenicios vindos de Cam? Se observar a fisionomia, verá que os Fenicios são Arianos, assim como os Persas, Armenios e outros...
      (favor não cometerem a ignorancia de achar que ariano é povo loiro de olho azul)

      Excluir
    5. O deus de vocês nem existe :)

      Excluir
  5. porra que bosta de site ñ ajudou

    ResponderExcluir
  6. Meus amigos. O assunto é realmente complexo; quando não ajudar em satisfazer seu interesse diga apenas que não ajudou, podendo até acrescentar alguma sugestão. Quem usa palavras de baixo calão para fazer seu comentário e, em seguida, se diz anônimo se identificar pelo seu baixo caráter. Prefere, ao invés de agradecer, ofender seu autor, por meio de um comentário que mais traduz a indignidade de quem não teve coragem de se identificar.

    ResponderExcluir
  7. Meus amigos. O assunto é realmente complexo; quando não ajudar em satisfazer seu interesse diga apenas que não ajudou, podendo até acrescentar alguma sugestão. Quem usa palavras de baixo calão para fazer seu comentário e, em seguida, se diz anônimo se identifica pelo seu baixo caráter. Prefere, ao invés de agradecer, ofender seu autor, por meio de um comentário que mais traduz a indignidade de quem não teve coragem de se identificar.

    ResponderExcluir
  8. Gostei, muito legal.
    Só deveria ter fonte bibliográfica. Mas pelo que conheço, bastante coisa veio de Mário Curtis Giordani com a "História da Antiguidade Oriental", que por sinal, é um dos livros mais indicados até mesmo para exegese,hermenêutica e afins.

    ResponderExcluir
  9. É difícil separar Semita de Fenicio já que ambos são culturas posterior comprincipia geneologica em comum, tanto que toda cultura semita seja as que seguiram as tradiçoes toraticas quanto os que não a aderiu, nada mais é que uma sintase panteista de um antigo sistema politeista.
    quem é monoteista são os cristões que são pos semitas, mas os semitas mesmo tem em sua inclusão a ideia D-us é um só porem esse d-us possui um nome que agloba 72 divindades que vem de uma cultura anterior, que são pleonagio dos proprios deuses e deusas sumerios fenicios e babilonos antes do perildo de oura dessas culturas.
    como surge a ideia unitaria desse panteão não se sabe ao certo. mas qum conhece bem a cabalá que é a mistica judaica sabe que embora propaga-se a ideia de um D-us unico fala-se de uma Deusa secundaria que na verdade é primodica a Shekiná que nada mais é do que aspectos de Deusa inanna a rainha do ceu.
    mas sim o povo semita era um povo um tanto devastador, e inpositor mas não se pode negar as fortes influencias paganista que eles tinham antes de modarem quase que tatalmente sua primasia cultural

    ResponderExcluir
  10. Usar a Bíblia como livro didático??? Kkkkkkk
    O livro da mentira, destorcido pelos homens!!!
    Abra sua mente e vai estudar um pouco mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, amigo.
      Povo desinformado e grosseiro que só sabe falar mal daquilo que não entende. O site e ótimo e a matéria também, o que ocorre é que a grande massa fica de marionete nas mãos de líderes religiosos que não conhecem ou escondem de suas ovelhas a verdadeira história da himanidade, e como o monoteísmo foi construído através do combate ou negação de outras culturas, deuses e costumes.
      El e Javé faziam parte do mesmo panteão que Astarte e Baal, e esses foram os mais difamados e deturpados pelas religiões abraâmicas e sistemas mágicos equivocados que se valem desses erros como goétia e tantos outros.
      Deuses belos e heróicos do amor, liberdade, fertilidade e batalha não são responsáveis pelos males que humanos ignorantes fazem.

      Excluir
  11. Isso tudo só mostra o quanto o monoteísmo é uma grande invenção, feita através da negação e rejeição de outros deuses de outros povos.

    ResponderExcluir