Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

19 de abr. de 2011

Deus Tranis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Taranis (Júpiter com a roda e o raio), Le Chatelet, Gourzon, Haute-Marne, França

Na mitologia celta Taranis foi o deus do trovão cultuado essencialmente na Gália, nas Ilhas Britânicas, mas também nas regiões de Rhineland e Danúbio entre outras, e mencionado, com Esus e Toutatis como parte de uma tríade sagrada, pelo poeta romano Lucano em seu poema épico Farsália como uma deidade céltica para quem as oferendas sacrificiais humanas eram feitas .[1] Era associado, como era ociclope Brontes ("trovão") na mitologia grega, com a roda.

Muitas representações de um deus barbado com um raio em uma mão e uma roda em outra tinham sido recuperadas na Gália, onde esta deidade aparentemente veio para ser sincretizada com Júpiter.

O nome como registrado por Lucano não está atestado epigraficamente, mas variantes do nome ocorrem em inscrições, incluindo as formasTanarus, Taranucno-, Taranuo- e Taraino-.[3] [4] O nome é permanente na irlandês como Tuireann. Seu nome está provavelmente conectado com aqueles dos deuses do trovão germânicos, Thor nórdico (anglo-saxão Þunor, Donar alemão), Tiermes dos povos nórdicos Sami,[5]

Taranis é provavelmente associado com o Ambisagrus gálico (provavelmente do proto-céltico *ambi-sagros = "em torno da-força"), e na interpretatio romana com Marte.

 

Etimologia

A forma proto-celta reconstruída do nome é *Toranos "trovão".[6] No galês dos dias atuais taranu e taran significa 'para o trovão' and 'trovão' (taraniñ e taran na Bretanha) e no irlandês dos dias atuais Tarann significam 'trovão'.

Taranis, como uma personificação de trovão, é frequentemente identificada com deidades semelhantes encontradas em outros panteões indo-europeus. Destas, Thor/Thunor e o deushitita Tarhun (ver também Teshub) contém um elemento comparável. Os nomes das deidades trácias Zbel-thurdos, Zbel-Thiurdos também contém este elemento (trácio thurd(a), "empurrar, colisão").

 

Associação com a roda

Rodas votivas chamadas Rouelles, pensadas corresponder ao culto de Taranis. Milhares de tais rodas têm sido encontradas em santuários na Gália belga, datando de 50 A.C. a 50 D.C.. Musée d'Archéologie Nationale.

A roda, mais especificamente a roda da biga com oito raios, foi um símbolo importante no politeísmo celta histórico, aparentemente associado a um deus específico, conhecido como o deus-roda, identificado como o deus-céu -sol ou -trovão, cujo nome é atestado como Taranis por Lucano.[7] Moedas celtas numerosas também representam uma roda. É pensado corresponder a um culto ao sol praticado na Europa da Idade do Bronze, a roda representando o sol.
A meia-roda mostrada no Gundestrup
painel "roda quebrada" também tem oito raios visíveis. A representação consistente da roda como de oito raios levou a comparações com a roda do darma budista. Combinado com os relatos dos druidas tendo uma doutrina da reencarnação, esta levou a especulação dos contatos diretos entre a religião celta e o budismo durante o século 3 B.C.,[8] mas é mais comum assumir desenvolvimentos paralelos de um estoque de religião indo-europeia herdada.

A roda do ano tem oito raios que a conecta às oito maiores divisões do ano céltico. O dia mais longo e o mais curto e os equinócios são os quatro Albans. Os outro quatro são Samhain, Brigantia, Beltane e Lugnassadh. Estes são chamados os Festivais de Fogo. Os Albans são os mais velhos, isto é, porque algumas rodas mais velhas têm apenas quatro raios.

As rodas votivas simbólicas foram oferecidas em santuários (tais como na Alésia), lançadas nos rios (tais como o Sena), sepultadas em tumbas ou vestidas como amuletos desde a Idade do Bronze Médio.[9] Tais "pingentes de roda" da Idade do Bronze usualmente tinha quatro raios, e são comumente identificadas como símbolos solares ou "cruz solar". Artefatos paralelos as rodas votivas célticas ou pingentes de roda são as tão-chamadas Zierscheiben em um contexto germânico. A identificação do Sol com uma roda ou uma biga, tem paralelos na mitologia germânica, grega e védica (ver biga solar).

  • Representação da roda de pedra do forte da colina Santa Tegra (A Guarda, Galicia). Museo arqueológico do castro de Santa Tegra.

  • Roda céltica dourada com símbolos, Balesme,Haute-Marne. Musée d'Archéologie Nationale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário