Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

29 de abr. de 2011

Glossário Grego (E)

g(autoria desconhecida)

ENÉIAS: Príncipe troiano, filho de Afrodite com o mortal Anquises. Enéias é educado pelo centauro Quirão, na Tessália. Voltando para Tróia, ele se casa com Creusa. Apesar de ter ficado contra Páris quando este "raptou" Helena, ao iniciar-se a Guerra de Tróia, ele luta ao lado dos troianos. Seu nome está imortalizado por feitos heroicos sob a proteção de Apolo. Suas aventuras são contadas, também, pelo poeta latino Virgílio, em seu poema épico "Eneida".

EPIMETEU: Titã, filho de Iápeto e Clímene, irmão de Prometeu, de Menécio e de Atlas. O nome Epimeteu quer dizer "reflexão tardia", ao passo que Prometeu quer dizer "reflexão prévia", o que equivale dizer que Prometeu significa "prudente" e Epimeteu vem a ser "imprudente" - e Epimeteu prova isto, quando, depois de advertido por Prometeu para não aceitar presentes de Zeus, ele aceita e abre a caixa de Pandora, soltando todos os males pelo mundo.

ÉREBO: O mesmo que Hades ou Infernos. É o Mundo dos Mortos, lugar para onde vão as almas dos mortos para serem julgadas e terem seu destino decidido. Este destino pode ser o Hades, propriamente dito, ou o Tártaro, para onde vão aqueles que foram maus na Terra, ou os Campos Elísios, para onde vão os absolutamente justos. Érebo é, também, uma divindade primordial, personificação de um lugar de trevas.

ERÍNIAS (Fúrias, para os romanos): Divindades da Vingança, nascidas do sangue de Urano caído na Terra depois que este tem os testículos cortados por seu filho Cronos. São três as Erínias: Alecto, Tesífone e Megera. Elas atormentam os criminosos até enlouquecê-los ou até alguém ajudá-los a se purificarem. Elas se levantam principalmente contra crimes que põem em risco a ordem social, tais como parricídios, matricídios e fratricídios. As Erínias são, na verdade, protetoras da ordem social. Elas são, geralmente, representadas com serpentes no lugar de cabelos (como as Górgonas) e com asas.

ESCULÁPIO: Deus da Medicina. Filho de Apolo e Corômis (filha de Flégias, rei de Tebas). Esculápio vem ao mundo no monte Mirtião, em Epidauro. Sua mãe morre ao dar à luz e o bebê é amamentado por uma cabra e velado por um cão. Um pastor, o dono dos animais, encontra o menino, mas fica com medo de tocá-lo por causa de uma estranha luz que o envolve. Apolo entrega o filho para ser criado e educado pelo centauro Quirão que ensina-lhe medicina, ciência que Esculápio passa a dominar como ninguém. Ele chega a ressuscitar mortos, o que causa alarma entre os deuses, pois isto é mexer com a ordem natural do Universo. Zeus fulmina o jovem médico com um raio mas, depois, arrepende-se da severidade da pena e coloca Esculápio no céu, transformado na constelação Serpentuário.

ESTIGE: Um dos cinco rios do Hades. Estige era, no princípio, uma Ninfa que vivia em um rio no Hades. Ela teve vários filhos com o Titã Palas. Por ocasião da guerra entre os deuses e os Titãs, Estige e seus filhos aliaram-se aos deuses olímpicos e ela era, por isto, benquista por estes. Zeus determinou que qualquer juramento que um deus faça junto a suas águas não poderá jamais ser quebrado. O nome da Ninfa passou a confundir-se com o do rio onde ela habita. Segundo algumas versões, é o Estige que as almas dos mortos têm de cruzar na barca de Caronte quando chegam ao Hades. Outras fontes dizem que tal rio é o Aqueronte.

ÉTER: Filho da Noite. Representa o céu superior. Consta que teria ajudado Caos na ordenação da matéria cósmica primordial que originou a vida. Chamado, também, de Deus do Ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário