Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

29 de abr de 2011

Glossário Grego (T)

(autoria desconhecida)

TÂNATOS (Mors, para os romanos): A Morte. Filho da Noite, irmão de Hipnos (o Sono), habita o Hades (o Mundo dos Mortos) onde auxilia o soberano Hades.

TÁRTARO: Parte do Hades (Infernos) para onde são enviados aqueles que foram maus na terra ou que aqueles que se insurgiram contra os deuses, como no caso dos Titãs.

TÊMIS: Titânia, filha de Gaia e Urano. Têmis é a deusa que personifica a Justiça, as Leis e os Costumes. Quando tratados eram feitos, Têmis era invocada para zelar por eles. Têmis é representada com os olhos vendados e segurando uma balança. Sua balança foi colocada nos céus, por Zeus, como uma constelação.

TESEU: Filho de Egeu e descendente de Poseidon. Teseu é educado pelo centauro Quirão. A façanha mais célebre de Teseu é quando ele vai à Creta e lá aporta justamente quando vai haver o sacrifício de sete mancebos e sete donzelas ao monstro Minotauro, como vem acontecendo por um edito do rei Minos. Teseu candidata-se a ser sacrificado no lugar de um dos jovens, com a intenção de tentar matar o monstro. A filha de Minos, Ariadne, apaixona-se pelo herói e entrega-lhe um novelo de linha, instruindo-o para amarrá-lo na entrada do Labirinto (onde vive o monstro) e ir desenrolando-o enquanto penetra pelos corredores do lugar. Teseu segue as instruções, enfrenta e mata o monstro e sai do Labirinto, seguindo a linha que ele desenrolara. Assim Creta fica livre do Minotauro. Teseu foge com Ariadne, mas abandona-a no porto de Naxos, onde ela é encontrada por Dioniso que se encanta com a jovem e desposa-a. Teseu reina em Atenas por muito tempo até que, destituído, refugia-se em Ciros. O rei de Ciros, Licômedes, temendo a fama de Teseu, empurra-o num precipício e mata-o.

TÉTIS: Há duas deusas com este nome. Uma é a Titânia, filha de Gaia e Urano que casou com seu irmão Oceano, com o qual teve três mil filhos (os Rios) e três mil filhas (as Oceânidas - Ninfas das águas). A outra Tétis é uma Nereida. Esta Tétis é a mãe de Aquiles, herói grego que morre na Guerra de Tróia, como narra a "Ilíada".

TITÃS: Raça primordial de gigantes, filhos de Gaia e Urano. Urano os trancava dentro da Terra tão logo nasciam. Eram violentos e indomáveis - representavam as forças da Natureza: vulcões, terremotos, furacões... Todavia, há alguns grandes nomes entre os Titãs. Os três nomes masculinos principais são Cronos, Oceano e Iápeto; os três nomes femininos são Réia, Tétis e Têmis. Outros grandes nomes são Prometeu, Atlas e Mnemósine. Quando Cronos destrona seu pai Urano, os Titãs são libertados do Tártaro - mas não os Ciclopes e os Hecatônquiros. Estes, por sua vez, se unirão a Zeus, mais tarde, quando este destrona Cronos e começa uma guerra contra os Titãs.

TRITÃO: Filho de Poseidon e da Nereida Anfitrite. Tritão é metade homem, metade peixe e ele segue à frente do cortejo do deus Poseidon, soprando sua trombeta feita de concha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário