Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

19 de abr. de 2011

Mitologia Mamaiu

Wikipédia

Os Mamaiu são uma tribo amazônica que vive ao longo das margens do rio Xingu, no Brasil.

Segundo eles Kuat era o deus Sol. O mito da criação Mamaiu diz que no começo, era sempre noite e as tribos eram forçadas a viver no medo eterno de ataques dos animais selvagens. A luz não conseguia chegar aos Mamaius porque as asas dos pássaros tapavam o céu.

Foi então que Kuat e o seu irmão Iae decidiram roubar alguma luz ao deus abutre Urubutsin, que era o rei dos pássaros.

Os dois deuses esconderam-se num cadáver e esperaram que os pássaros se aproximassem. No momento que o rei Urubutsin aterrissou no cadáver para comer os vermes que poderia haver no cadáver, Kuat agarrou as pernas do abutre.

Sem condições de fugir e abandonado pelos seus companheiros pássaros, Urubutsin foi obrigado a concordar que iria partilhar a luz do dia com Kuat e Iae. Para fazer a luz durar muito tempo, acordaram que o dia alternaria com a noite. Como resultado, Kuat ficou associado ao Sol e Iae à Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário