Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

26 de jul de 2011

Deusa Hokhmah

A Deusa Hebraica.

A deusa hebraica da Sabedoria e da Verdade, chamada de Hokhmah.

Nas escrituras judaicas, ela aparece como companheira de Jeová, Deus do Antigo Testamento. Hokhmah seria igual a ele em poder e conhecimento.

São diversas as suas representações. Ela pode aparecer velada, iluminada, como uma árvore cheia de frutos ou como uma mulher com muitos dons.

Para os gnósticos, esta deusa é co-criadora dos Anjos e Arcanjos. Seria uma espécie de colaboradora de Deus na Criação. Para os gregos, esta deusa chama-se Sophia. Enquanto que os romanos a chamam de Sapientia. E os cristãos, de Santa Sofia. O equivalente a ela no hinduísmo, chama-se Prajna que significa a personificação do princípio feminino da sabedoria e da inteligência.

Para entrar em sintonia com essa Deusa medite sobre a sua verdade interior e sobre a sabedoria necessária para viver.

texto e fonte: Agenda Esotérica

Nenhum comentário:

Postar um comentário