Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

24 de ago de 2011

Deusa Ilmatar ou Luonnotar

Para aqueles que gostam de mitologia, deem uma olhada no blog Mitos + Graphos (http://mitographos.blogspot.com). Recomendo. Abraços, Sofya.

Luonnotar, pintura de Robert Wilhelm Ekman (1808-1873)
Luonnotar ("espírito feminino da natureza") era a jovem do ar, a deusa que criou o mundo ao longo de milhares de anos. Dia a lenda que um dia uma pata selvagem pousou em seu joelho, fez um ninho e colocou sete ovos. Quando estes começaram a se abrir, o calor foi insuportável para a jovem que se mexeu e derrubou os ovos no mar. Eles foram se transformando em ilhas, continentes, no sol, na lua e nas estrelas.
Em uma outra lenda, a pata teria colocado apenas um ovo. A parte de cima da casca tornou-se o céu. As estrelas teriam se formado de pequenos pedaços da casca. Da gema, fez-se o sol e, da clara, fez-se a lua.
Arte de Lisa Hunt
Mesmo mantendo seu status virginal, ficou grávida dos céus e dos oceanos e teve Väinämöinen - personagem central da mitologia finlandesa -, Lemminkäinen eIlmarinen.
É também chamada de Ilmatar, "espírito feminino do ar". Raramente é retratada como homem, como um grande herói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário