Com corpo de menino e cabeça de elefante, este deus remove obstáculos
A tradição indiana está na moda, seja por conta da novela "Caminho das Índias" ou pelo filme "Quem quer se um milionário?". E entre tantos costumes e tratamentos diferentes, uma peça chama a atenção de qualquer ocidental: a presença da imagem de um menino com corpo de humano e cabeça de elefante em todos os lares da Índia.
Conhecido como Ganesha, ele é o deus protetor de todos os seres, capaz de remover os obstáculos do caminho.
História
Ganesha tem o corpo de menino e a cabeça de elefante devido a um equívoco de seu pai, o deus Shiva. Após degolar seu filho, Shiva saiu em busca da cabeça do primeiro ser vivo que encontrasse para atender ao pedido de Parvati, mãe de Ganesha. O primeiro ser vivo encontrado foi um elefante recém-nascido. E, assim, Ganesha viveu: com o corpo de ser humano e a cabeça de elefante. Também a pedido de Parvati, Ganesha é o primeiro reverenciado em qualquer cerimônia até hoje.
Pedidos
Adorado na Índia, Ganesha é invocado para remover obstáculos e trazer sabedoria para enfrentar os desafios da vida. Ele seria capaz de auxiliar as pessoas a enxergar os problemas com mais clareza.
Os hindus se conectam com esse deus entoando seu mantra "Om Gam Ganapataye Namah", que pode ser traduzido como "Saúdo-te senhor Ganesha", diante de um pequeno altar com a imagem da divindade e oferendas. Quando o pedido é atendido, as pessoas oferecem doces para Ganesha.
fonte do texto: http://anamariabraga.globo.com/home/canais/canais-zen.php?id_not=2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário