Deusa Lunar Asteca Coylxauhqui
(Em 1978 nas escavações da cidade do México, foi encontrada uma
grande pedra com uma inscrição. Era uma antiga lenda descrevendo a disputa entre Coyolxauhqui e Huitzilopocchtli, seu irmão e deus do Sol.)
Na Mitologia Asteca Coyolxauhqui é uma deusa símbolo da lua.
Seu nome significa "Mulher com sinos de cobre em seu rosto", é quando a lua cheia sobe e fica vermelha, você pode vê-los.
Sua mãe, Coatlicue, tornou-se magicamente grávida quando uma coroa de penas caiu no colo. Acreditando que sua família tinha sido desonrada, o Coyolxauhqui irritado pretendia matá-la, mas a criança Huitzilopochtli, cujo nome significa "Colibri à Esquerda" (ao sul, ou seja, o Sol), surgindo desde o ventre totalmente blindado, defendeu sua mãe e matou Coyolxauhqui. Cortou sua cabeça e atirou-a no céu, onde tornou-se a lua. O combate entre Coyolxauhqui Huitzilopochtli da Lua e do Sol representa a alternância de dia e de noite.
Coyolxauhqui em um nível pragmático pode indicar a rivalidade entre irmãos. Em um maior nível, este dia representa a energia necessária para transcender as diferenças e ser capaz de mover o espírito para um plano superior.
fonte do texto e foto: http://www.luzemhisterio.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário