Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

20 de nov. de 2011

Deusa Ilmatar

Ilmatar, Deusa da Água.

Ilmatar é a deusa finlandesa da Água. Também chamada de Luonatar, era a grande mãe criadora que organizara o caos e criara a Terra.

Com imensos poderes criativos, Ilmatar era a filha virgem do ar e da natureza. Ela é mencionada no Kalevala, livro de poemas épicos do século XIX, como sendo um espírito virgem do ar. Kalevala é considerada uma das obras mais significativas da literatura finlandesa.

Segundo a mitologia, ela engravidou com o sopro do vento mas custou a dar à luz porque não existia a Terra. Com seu poder de magia, criou com cascas de ovos o Sol, a Lua, a Terra e as nuvens. Seu filho foi um grande inventor de cítaras.
A palavra Ilmatar deriva da palavra finlandesa Ilma, que significa ar. O sufixotar se refere ao feminino.
Se você quiser entrar em sintonia com a criatividade desta deusa, faça um belo arranjo de flores, acenda uma vela vermelha, um incenso de rosas e mentalize seu pedido.

fonte do texto e foto: Agenda Esotérica

Nenhum comentário:

Postar um comentário