Autoria: Marco Antônio
Conhecido como Mabon, Deus da juventude, do amor, da beleza e da inspiração poética, na Irlanda Antiga.
Um dos filhos de Danu, a Deusa que deu origem aos Tuatha de Dannan, Angus possuía uma harpa dourada que produzia uma música que era irresistível para homens e animais.
O Dagda tinha um caso com Boann, esposa de Nechtan. A fim de esconder seu affair, o Dagda fez o sol ficar parado por nove meses, portanto, Angus foi concebido, gestado e nascido no mesmo dia. Midir era seu pai adotivo.
Angus se apaixonou por uma garota que ele tinha visto em seus sonhos. Sua mãe, Boann, procurou a jovem por toda a Irlanda durante um ano inteiro, mas não a encontrou. Então, seu pai, o Dagda, fez o mesmo. Finalmente, o rei Bodb Dearg de Munster encontrou a jovem depois de um ano.
Angus foi para o lago da boca do dragão e encontrou 150 meninas acorrentadas em pares. Ele encontrou sua namorada, Caer Ibormeith. Em Samahin, Caer e as outras meninas se transformaram em cisnes por um ano e Angus foi desafiado a encontrar a sua amada naquela forma e ele obteve exito.
Contudo, Angus só poderia se com Caer se ele conseguisse também se transformar em um cisne e ao fazê-lo com extrema faciliade, ele voou para longe ao lado de sua amada, cantando uma bela música que colocou todos os seus ouvintes para dormir durante três dias e noites.
Angus é amplamente considerado como sendo ligado ao antigo Celtic Maponos Deus e seu equivalente galês, Mabon ap Modron e é celebrado em Mabon quando nasce o filho dos Deuses e a criança é levada para o outro mundo…
Percebe-se claramente que a verdade é que Angus era filho ilegítimo de Dagda que o retirou da ilha para que a traição não fosse descoberta.
Fonte do texto: http://acasadomago.wordpress.com/page/2/?s=mabon
Nenhum comentário:
Postar um comentário