Pesquisar neste blog

Carregando...

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

16 de mar de 2012

Angus Mac Og / Mac Óg de Angus

Autoria: Marco Antônio

Conhecido como Mabon, Deus da juventude, do amor, da beleza e da inspiração poética, na Irlanda Antiga.

Um dos filhos de Danu, a Deusa que deu origem aos Tuatha de Dannan, Angus possuía uma harpa dourada que produzia uma música que era irresistível para homens e animais.

O Dagda tinha um caso com Boann, esposa de Nechtan. A fim de esconder seu affair, o Dagda fez o sol ficar parado por nove meses, portanto, Angus foi concebido, gestado e nascido no mesmo dia. Midir era seu pai adotivo.

Angus se apaixonou por uma garota que ele tinha visto em seus sonhos. Sua mãe, Boann, procurou a jovem por toda a Irlanda durante um ano inteiro, mas não a encontrou. Então, seu pai, o Dagda, fez o mesmo. Finalmente, o rei Bodb Dearg de Munster encontrou a jovem depois de um ano.

Angus foi para o lago da boca do dragão e encontrou 150 meninas acorrentadas em pares. Ele encontrou sua namorada, Caer Ibormeith. Em Samahin, Caer e as outras meninas se transformaram em cisnes por um ano e Angus foi desafiado a encontrar a sua amada naquela forma e ele obteve exito.

Contudo, Angus só poderia se com Caer se ele conseguisse também se transformar em um cisne e ao fazê-lo com extrema faciliade, ele voou para longe ao lado de sua amada, cantando uma bela música que colocou todos os seus ouvintes para dormir durante três dias e noites.

Angus é amplamente considerado como sendo ligado ao antigo Celtic Maponos Deus e seu equivalente galês, Mabon ap Modron e é celebrado em Mabon quando nasce o filho dos Deuses e a criança é levada para o outro mundo…

Percebe-se claramente que a verdade é que Angus era filho ilegítimo de Dagda que o retirou da ilha para que a traição não fosse descoberta.

Fonte do texto: http://acasadomago.wordpress.com/page/2/?s=mabon

Nenhum comentário:

Postar um comentário