Pesquisar neste blog

Carregando...

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

11 de abr de 2012

Thesmophoria

Thesmophoria era um festival realizado em cidades gregas, em honra da deusa Deméter e sua filha Perséfone. O nome deriva da palavra thesmoi ou leis pelas quais os homens devem trabalhar a terra. O Thesmophoria foram os festivais mais generalizados e a principal expressão do culto de Deméter, além dos mistérios de Elêusis.
Comemorou-se o terceiro do ano, quando Deméter se abstiveram de seu papel de deusa da colheita e do crescimento, onde os gastos eram maiores nos meses de verão árduo da Grécia;quando a vegetação morre e não tem chuva, de luto por sua filha que estava no reino do Submundo . Sua característica distintiva era o sacrifício de porcos.
Esta festa era para que as mulheres pudessem comemorar os seus costumes particulares, a sua chance de deixar a casa e montar abrigos improvisados um pouco distantes. Apenas as mulheres que eram os cônjuges de cidadãos atenienses podiam participar da festa. Solteiros, as mulheres estavam presentes e os homens que eram esperavam suas esposas, eram severamente tratados se tentassem espionar o processo.
A cerimônia era para promover a fertilidade, mas as mulheres eram preparadas para isso com a abstinência sexual. Banhos também eram utilizados para a purificação.
Em Atenas e em alguns outros lugares, o festival duravam três dias: de 11 a 13 de Pyanepsion (ou Outubro no calendário gregoriano). O primeiro dia em Atenas foi o Anodos, o "caminho para cima", para o espaço sagrado, o Thesmophorion perto da colina de o Pnyx. O segundo dia foi um dia de luto de jejum (nesteia) sem grinaldas, sentadas no chãos, sem fogo em algumas cidades, no qual as sementes de romã só eram comidas, aquelas que caíssem no chão , pois foram o alimento dos mortos e não podem ser colhidos. Insultos (aischrologia) também poderia ter sido trocadas entre as mulheres, como entre os celebrantes dos mistérios de Elêusis. O terceiro dia, especialmente a tarde e a noite, acontecia um banquete de carnes em comemoração ao Kalligeneia, uma "deusa do nascimento" que aparece em outros contextos e não tem correspondência entre os deuses do Olimpo, enfatizando o natureza arcaica, pré-olímpico do festival, que reforçaram a solidariedade feminina. A ausência de elementos do Thesmophoria nos mitos é notável: os porcos do Euboulos (guardador de porcos) que foram engolidos na fenda no chão quando Hades raptou Kore, são uma tentativa de fornecer outro significado ao festival.
Não se sabe muito mais sobre o Themophoria. Como só as mulheres foram autorizadas a participar, era raro que as mulheres escreverem algo naquela época, apenas curtas cartas. Os "mistérios" ou rituais de iniciação (teletai) em torno restritivas cerimônias religiosas eram cuidadosamente guardados por aqueles que as realizavam.


Rituais para o festival de Thesmophoria
No primeiro dia, coloque uma vela negra (Perséfone) e uma laranja (Deméter) lado a lado no altar. Acenda apenas a vela laranja e apague-a na metade. Este ritual representa a busca de Deméter pela filha, assim como sua busca por algo que perdeu e deseja recuperar.
No segundo dia, acenda apenas a vela negra e apague-a na metade. Esta fase do ritual simboliza a tristeza de Perséfone, que chorava no submundo a ausência da mãe.
E no último dia do festival, unas as duas velas e acenda-as, deixando-as queimem juntas. Esta fase celebra o reencontro das duas deusas e da criação do eterno ciclo. Você também está criando condições para a renovação de partes de sua vida que não estão lhe fazendo feliz.

fonte do texto e foto: http://witchblue2009.blogspot.com.br/2011/10/dia-11-e-1210-primeiro-dia-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário