Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

9 de mar. de 2011

Deusa Ala

Ala, também conhecido como Ale, Alla e Ane/Ani (Igbo para a Terra), na Igbo (mitologia) é a deusa da fertilidade e Mãe Terra, que também governa o mundo subterrâneo. Seu nome se traduz literalmente como "Chão", estabelecendo-a como a energia da terra e do solo. Isso faz Ala, a maior deusa do povo Igbo da Nigéria.

 

Poder

Diz-se que se uma pessoa comete um tabu em uma comunidade, que eles tenham também profanado ou insultado Ala como a abominação (chamado ajo njo ou Aru Ala/Alu Ani) foi cometida em sua terra. Ala é também responsável por muitos aspectos da sociedade igbo, bem como a tutela das mulheres e crianças em geral. Acredita-se também que ela pode ser a esposa de Chukwu ou filha. Ela é muitas vezes representado com uma criança pequena em seus braços e seu símbolo é a lua crescente. Acredita-se que as almas dos mortos residem em seu sagrado ventre. Todos na comunidade têm de respeitar Ala, como todos vivem em ala, a terra. Foi por vezes acreditado que Ala, poderia te engolir para dentro do subterrâneo.

Ala ainda é adorada pelos Igbos da Nigéria e é homenageada anualmente durante o Yam Festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário