Oxalá: orixá da FÉ.
Domingo é o dia da semana regido por Oxalá, o mais importante, mais respeitado e valorizado de todos os orixás. Também chamado de nosso Pai Oxalá ou Obatalá.
Quem nasce num domingo recebe suas influências. São pessoas audaciosas, revolucionárias e incansáveis. A todo momento estão querendo criar coisas novas ou melhorar o que já existe. Herdam deste orixá o equilíbrio, a serenidade e o desejo de levar uma vida tranquila.
É o orixá que rege o céu, o mar e a terra. Seu poder é enorme. Foi da sua união com Iemanjá, que nasceram quase todos os outros orixás. É o portador da paz e da benevolência, símbolo da sabedoria, inteligência e engenho.
Se apresenta de duas maneiras: Oxalá jovem, chamado Oxaguiã, sincretizado com o menino Jesus, e Oxalá mais velho, chamado Oxalufã, sincretizado com o Sagrado Coração de Jesus, com a Virgem das Graças (no Caribe), com Jesus de Nazaré e o Senhor do Bonfim, no Brasil.
O símbolo de Oxaguiã é uma espada, chamada idá e sua cor é branco mesclado com azul. E o de Oxalufã é uma espécie de cajado em metal, chamado ôpá xôrô e tendo somente o branco como cor.
Seus dias de festa são 24 de dezembro, dia primeiro e 19 de janeiro. Mas essas datas podem variar de acordo com as linhas de transmissão. Até o seu dia da semana também varia. Há quem diga que é quinta-feira ou sexta-feira.
Oxalá traz a memória de outros tempos, as soluções já encontradas no passado para casos semelhantes. É o orixá que representa o conhecimento empírico. É o responsável pela existência de todos os seres do céu e da terra.
O seu campo de atuação é a religiosidade dos seres. Ele estimula a fé nas pessoas. Fé seria a palavra que melhor define Oxalá
fonte: Agenda Esotérica
Nenhum comentário:
Postar um comentário