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27 de mar. de 2011

Mitologia Chinesa

Quanto à mitologia da China talvez seja uma cópia da própria organização hierarquizada de sua sociedade, pois assim como havia um governante máximo à frente de cada dinastia, também devia adorar-se um deus supremo, o qual recebia, ao mesmo tempo, obediência e reverência por parte das outras deidades.

Alguns dos seus chefes religiosos foram considerados, entre a população chinesa, como seres imortais ou encarnações da denominada "Origem Primeira", deidade que fazia parte de uma trindade de deuses com poderes para vencer o mal e os seus representantes. No entanto, o panteão chinês conta com uma grande variedade de deuses.

Os chineses também adoravam os fenômenos da natureza e as suas forças; consultavam os oráculos e participavam de um ritualismo rico em sacrifícios e esoterismo mágico. Muito especialmente, se pretendia uma longevidade perene - o mito da eterna juventude - que, mais tarde, aparecerá em todas as outras culturas e civilizações, especialmente na mitologia greco-latina.

O povo chinês tinha um deus especialmente dedicado a procurar juventude e viscosidade a todos os que o rogassem e, por isso, lhe ofereceram contínuos sacrifícios e preces. Esta deidade chamava-se Cheu-Sing e era a encarregada de guardar a vida dos humanos, pois, entre outras coisas, tinha poder para fixar o dia em que tinha de morrer uma determinada pessoa. Segundo a crença popular, se podia mudar a vontade deste deus oferecendo-lhe sacrifícios e participando dos diversos rituais em sua honra. Para tanto, bastava que Cheu-Sing prolongasse a data que tinha marcado de antemão e ampliasse o tempo de vida daqueles mortais que mais fidelidade tivessem demonstrado.

 

O Senhor do Céu

Segundo a mitologia chinesa há uma deidade superior, criadora do mundo e de tudo que existe, rei dos mortais e dos outros deuses. Recebe o nome genérico de "Venerável Celeste da Origem Primeira" que delegou todo o seu poder a um dos seus discípulos, o segundo dos três deuses - denominados os "Três Puros" - que compõem a trindade chinesa. O nome deste deus, que realiza a pesada tarefa que lhe encomendou o seu mestre, é "Senhor do céu". E chegará um dia em que também ele deixará que o seu sucessor leve a cabo o trabalho de ordenar e governar o universo inteiro. É um deus que se evoca pelo nome de "Venerável Celeste da Aurora".

Para levar a cabo a sua tarefa o Senhor do Céu conta com a ajuda de outras deidades afins. Deuses e deusas que realizavam muitas funções diferentes, desde afastar os maus espíritos até a predição de bons ou maus casamentos.

Todos os desejos e necessidades dos humanos ficavam satisfeitos assim que estes invocavam o deus apropriado. Por tudo isso, o número de deuses familiares era considerável. Mas não só cada casa, como também os bairros, as cidades e territórios contavam com os seus deuses protetores. As próprias deidades se ocupavam de que tudo funcionasse perfeitamente; e assim os deuses do lugar guardavam a terra, a rua, a casa e todos os seus moradores.

Em todos os lares havia uma imagem do "Deus do lar" que, geralmente, aparecia sob a figura de um ancião com barba branca. Junto ao ancião estava sua esposa, rodeada de animais domésticos, tais como porcos, galinhas, cães, cavalos, etc., simbolizando a fertilidade e o alimento.

 

O Reino dos Mortos

Segundo a tradição popular chinesa, as almas eram conduzidas ao reino dos mortos para serem julgadas. Nesse reino controlando a passagem para seu interior encontramos o "Deus da Porta".
Se tudo estivesse em regra, a alma podia passar e toparia imediatamente com o deus de "Muros e Fossas", que era o encarregado de submetê-la ao primeiro, e mais benigno, dos julgamentos. No entanto, os interrogatórios duravam quarenta e nove dias, um número pleno de conotações simbólicas entre muitos povos do extremo oriente:

"Este é o prazo de que necessita a alma de um morto para alcançar definitivamente a sua nova morada. É a terminação da viagem, durante os quais a alma permanecia retida nos domínios do deus de Muros e Fossas.”

Este deus pode condená-la ou entregá-la ao próximo juiz, passando então à presença do Rei “Yama", que se encarregará de decidir, após um novo interrogatório, se aquela é uma alma justa ou não. Se for o primeiro, a alma será enviada para um dos paraísos chineses - o que se encontra na "Grande montanha" ou "Terra da Extrema Felicidade de Ocidente", onde gozará de liberdade e felicidade eterna.

(Yama)

Se, pelo contrário, o "Rei Yama" sentenciou que se trata de uma alma pecadora então esta será lançada aos abismos infernais. Depois de sofrer dores e castigos sem fim, a alma chegará ao décimo lugar de perdição. Uma vez aqui será obrigada a reencarnar-se e poderá escolher entre um animal ou um humano.

Ao reencarnar em um animal, não perderá o seu antigo sentir humano e, por esse motivo, sofrerá quando a maltratem ou quando a matem. A alma reencarnada, antes de sair do décimo Inferno e dirigir-se para o lugar onde se encontra a "Roda das Migrações" ou “Roda da Vida”, deve beber o "Caldo do Esquecimento" para que guarde segredo de tudo que viveu anteriormente, tanto nas vidas passadas como nos domínios infernais.

Esta beberagem era preparada pela deusa que habitava a misteriosa casa edificada na saída do Inferno. Todas as almas que abandonassem aquele lugar tinham que beber o "Caldo do Esquecimento", pois só então lhes seria permitido continuar e consolidar a sua reencarnação.

 

O Sol e a Lua

Tanto o Sol como a Lua eram astros considerados como personificações de certas deidades. E não só os imperadores e a classe poderosa, mas também o povo apoiavam o culto às luminárias; pelo qual a veneração à Lua e ao Sol ficava convertida, ao mesmo tempo, em culto oficial e popular.

Eram ofereciam sacrifícios aos citados astros de acordo com o calendário. Os anos ímpares estavam consagrados ao Sol e os anos pares à Lua.

Ambas as luminárias apareciam também relacionadas com os dois princípios essenciais. O Sol era princípio ativo e, portanto, era associado com o "Yang"; ao passo que a Lua era princípio passivo, pelo qual aparecia sempre relacionada com o "Yin". Concebia-se a eternidade como um círculo que carecia de um princípio e que não tinha fim. O "Yang" e o "Yin" estavam dentro dela, como duas forças que se necessitam mutuamente e, pelo mesmo motivo, em vez de opor-se, se complementam.


 

Outras Deidades Chinesas

Cada profissão, ofício e trabalho, tinha a sua deidade protetora. Entre todos estes deuses, a tradição popular destacava o deus das letras e da literatura, como o mais importante. Era conhecido pelo nome de Went'chang e, segundo a lenda, antes de chegar a obter a distinção de protetor das letras e da literatura já tinha passado por dezessete existências.

O livro que tinha escrito o próprio deus era, por assim dizer, uma espécie de biografia e nele há relatos sobre as dezessete reencarnações. Também encontravam-se as regras a serem seguidas para agir com moralidade e retidão e, geralmente, se louvava o saber e a inteligência sobre quaisquer outros aspectos.

Mediante o saber e a inteligência se pode superar qualquer obstáculo e, ao mesmo tempo, equilibrar qualquer sofrimento. A sabedoria é como uma espécie de "candeeiro da câmara escura", o que significa que até nos momentos mais difíceis da vida, quando vemos tudo negro, quando nos achamos encerrados na "câmara escura" deste mundo dos mortais, sempre existirá a luz do "candeeiro" que proporciona o saber e a inteligência para, assim, tornar possível uma nova procura, uma solução inédita

Texto: Lara Moncay

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