Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

14 de abr. de 2011

Culto à Deusa Bastet

(autoria desconhecida)

Bastet, a deusa gata. Protetora dos gatos, das mulheres, da maternidade e da cura. Era guardiã das casas e feroz defensora dos seus filhos, representando o amor maternal.
Deusa Solar e Lunar ao mesmo tempo, porque todo gato tem a energia vibrante do sol em Sua face leonina, mas também a luz e a magia da Lua influência a todos os felinos, quando então saem para caçar. Aqui Ela se apresenta com Sua face de gata.
Ela é muitas vezes representada com uma ninhada de gatinhos a seus pés, simbolizando a Fertilidade.
O Templo de Bastet, era em Bubastis (cidade do Delta do Nilo), cujo nome em egípcio " Per-Bast " (significa " a casa de Bastet "), mantinha gatos sagrados que eram embalsamados em grandes cerimônias quando morriam, porque eram considerados como encarnação da Deusa.
Há uma grande variações do Seu nome: Bastet, Bast, Ubasti, Ba-en-Aset ou Ailuros (palavra grega para "gatos ").
Bastet é uma das esposas de Rá (Deus Sol), com quem foi mãe de Nefertum e Mihos.

É representada como uma Gata Preta, com um brinco e um

colar ou uma mulher com cabeça de gato segurando um sistro, instrumento musical sagrado. 

Os antigos egípcios representavam os seus deuses com aspecto humanos e com cabeça de animal. Cada deus tem seu animal sagrado associado e digno de adoração, como se fosse a própria divindade.
E tal como os humanos os animais eram também mumificados para assim poderem ser preservados no além.
- Arqueólogos descobrem restos de templo do século 3 a.C.



CARACTERÍSTICAS DA DEUSA

Bastet quando agressiva se transforma na Deusa de cabeça de leoa Sekmet, representada com corpo de mulher e segurando um sistrum. Tem ligação com a Luz Solar. É esposa de Ptah.
Os egípcios tiveram dificuldades para dissociar estas duas divindades e dizem que Bastet e Sekmet são uma única Deusa com personalidades e características diferentes.
Bastet é amável e sossegada e Sekmet é guerreira implacável, Deusa cruel da guerra e das batalhas, e tanto causava quanto curava epidemias. Sua juba era cheia de chamas, Sua espinha dorsal tinha cor de sangue, Seu rosto brilhava como o sol, o deserto ficava envolto em poeira, quando Sua cauda o varria. Era adorada na cidade de Mênfis.
Rá ordenou a Sekmet que castigasse a humanidade por causa de sua desobediência. Sekmet executou a tarefa com tamanha fúria que o Deus Rá precisou embebedá-la para que ela não exterminasse toda a raça humana. E Ela é transformada em Bastet.
Bastet foi uma das divindades mais veneradas no Antigo Egito. Nas festas dedicadas a Bastet, as ruas enchiam-se de música, de dança, brincadeiras, com muita comida, muitos doces, mel e vinho.
Hoje Lhe são consagrados os dias 15 de abril e 9 de setembro.
O gato doméstico foi trazido para o Egito por volta do ano 2.100 a.c., é considerado um ser divino, tanto que quando um deles morriam de morte natural, as pessoas da casa raspavam as sobrancelhas em sinal de luto.

O símbolo do Gato Preto era utilizado pelos médicos egípcios para anunciar a sua capacidade de cura.
Os gatos eram tão sagrados no antigo Egito, que quem matasse um gato era condenado à pena de morte.


ALTAR PARA DEUSA BASTET

Deusa Bastet protetora dos lares e da família.
Faça um altar dentro de casa e coloque uma imagem da deusa Bastet e em volta coloque fotos de seus gatos e de sua família (também de seus outros bichinhos de estimação), podendo sempre que quiser acender uma vela de cor verde ou branca. Peça sempre a proteção e o amor maternal de Bastet, porque ela pode se transformar em ferocidade quando algum de seus filhos é atacado.
"Eu sou Bastet, a deusa dos mistérios da natureza".

Nenhum comentário:

Postar um comentário