Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

29 de abr de 2011

Deus Enlil

(autoria desconhecida)
Enlil era o deus (dingir) sumério do Ar, senhor das tempestades e outras manifestações naturais ligadas à atmosfera (raio e o trovão).
Enlil, acima de tudo, era considerado o conector entre o Céu e a Terra, sendo o responsável pelo distanciamento entre os mesmos. Era também o senhor dos ventos e do ar. Segundo os mitos, assim que nasceu, se colocou entre seu pai Anu (Céu) e sua mãe Antu/Ki (Terra), distanciando-os para sempre. Tal evento provocou um coito interrompido e uma má gestação que ocasionou no nascimento de deuses híbridos, os Utukku.
Os mitos principais de Enlil, estão relacionados com suas disputas com os meio-irmãos Enki e Ereshikigal, o casamento com Ninlil. Quando Enlilainda era um deus jovem, se apaixonou por Ninlil, mas antes violentou-a antes do casamento. Ninlil, foi até a presença dos grande Anunnaki e pediu justiça. Os 12 grandes deuses decidiram pela morte de Enlil, então ele foi expulso de Dilmun (a casa dos deuses), para habitar com Ereshkigal emKur-Nu-Gia "A Terra do Não-Retorno".
Porém Ninlil o amava e decidiu seguí-lo até ao submundo. A chegar diante dos três primeiros portões do reino de Ereshkigal, encontrou com seus guardiões, que na verdade eram disfarces de Enlil. Sob esses disfarces, Enlil convenceu Ninlil de que só poderia passar se lhe cedesse favores amorosos. Ninlil logo percebeu quem era e assim o fez, sendo fecundada e gerando Ashnan, Ninazu, Nergal, Ninurta e Nanna.
Durante o período em que esteve nos domínios de Ereshkigal, teve de se submeter a ela para retornar ao reino dos vivos e assim gerou com ela Namtar, o vizir da rainha infernal.
A tradução do seu nome em sumério dá precisamente «Senhor do Vento» («EN» = Senhor, Lorde; «LIL» = Vento, Ar); uma interpretação "por sentido" do nome seria «Senhor do Comando».
Enlil fazia parte dos Anunnaki (an.un.na.ki – aqueles que do céu à terra vieram) Enlil era filho do deus An (céu) e da deusa KI (terra). A terra estava sob o comando de Enki, que teria sido o primeiro da família dos Anunnaki a chegar a este lugar.

Paralelismo Bíblico
Enlil é muito associado a Yahweh – o Deus dos Hebreus
Existem duas teorias em relação à CRIAÇÃO na mitologia Suméria:
a) Enlil criou o Jardim do Éden e Enki criou o Homem
b) Enlil criou o Jardim do Éden e o Homem. Enki aperfeiçoou o Homem.
Qualquer uma das duas hipóteses faz sentido porque segundo a bíblia a criação do Éden e do Homem foi feita por Elohim que no original Hebraico significa – Deuses (no plural).
A Bíblia refere em Génesis: Façamos o homem à NOSSA imagem, conforme a NOSSA semelhança. (sugere uma pluralidade divina).
Os relatos sumérios indicam que foi Enlil que resolveu destruir os homens com um dilúvio e foi Enki quem lhe deu os planos para a construção da Arca. Segundo a Bíblia o diluvio também foi uma decisão de Yahweh.
Segundo a mitologia Suméria foi Enki quem aperfeiçoou a criação do Homem. Segundo a bíblia foi a serpente quem deu a provar do Fruto Proibido" a Eva. Ou seja com muitos defendem, tirou-lhe a inocência e ela concebeu Caim (que era filho do maligno – I João 3:12).

Um dos símbolos da casa de Enki era na realidade a serpente
Os descendentes de Abraão seguiram Yahweh / Enlil e os egípcios por outro lado eram os protegidos da Serpente - / Enki (Yahweh) /span referiu num dos seus mandamentos … que te tirei do Egito, da casa da servidão… (Êxodo 20).
Enlil sempre foi um deus ciumento (zeloso) mas preocupado com o seu comando. Tal como Yahweh, o Deus Zeloso que cuidou do seu povo e o protegeu e o ajudou nas batalhas.

8 comentários:

  1. Enlil/Jesus Homem=Adam Ha Kadmon.

    Ninib/Cristo=D-us uno e trino, pai de amor!

    Enki/Cristo cósmico=Maytreya.

    ResponderExcluir
  2. Isso não existe ,porq quem criou a terra e tudo q há nela foi deus ...tirem essa ilusão da cabeça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu amigo saia da iguinoransia esiste milhares de monumento gigantesco que a seis mil anos atrais os hmens sem tequinologia jamais cosegueriam carregr pedras com mais de 30 tnoneladas por tanto so hmens de força descumunal conseguiriam comos os anunaques que tinham em media 04 metros de altura acodem para a verdade.

      Excluir
    2. os registros sumerios são escritos a milenios antes de moises escrever seu registo, sinto muito meu caro.o blog esta respaudado em provas

      Excluir
    3. os registros sumerios são escritos a milenios antes de moises escrever seu registo, sinto muito meu caro.o blog esta respaudado em provas

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Esse é DEUS dos deuses, RÉI dos réis MÉDICOS dos médicos e SENHOR dos senhores O ÚNICO BOM AMOROSO PAI DA ETERNIDADE E PRINCÍPE DA PAZ, e VERDADEIRO DEUS que fez esse mundo e TODO-PODEROSO PARA SEMPRE AMÉM....

    ResponderExcluir
  5. danilo, vc se refere ao criador do universo quando se fala assim como vc fala, porem a diferença nas coisas, No diluvio a biblia fala que Deus se arrependeu de fazer o homem, e la no novo testamento em joao 3.16 fala que amou seu filho de tal maneira que deu seu filho...aqui fica claro como ele se arrempende e depois fala que amou o mundo mais que tudo, a resposta esta em enlil no antigo testamento sempre severo e o criador que é outra coisa é o pai de Jesus. isso explicaria Deus vir a terra e ser como nós. a verdade doi mas liberta. voce acha danilo que Deus que vc ora mandaria fazer um assassinato em massa de crianças egipcias nas dez pragas do egito, cara nem eu nem vc faria isso o que dira o deus que amou o mundo de tal maneira...

    ResponderExcluir