Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

29 de abr. de 2011

Deus Enlil

(autoria desconhecida)
Enlil era o deus (dingir) sumério do Ar, senhor das tempestades e outras manifestações naturais ligadas à atmosfera (raio e o trovão).
Enlil, acima de tudo, era considerado o conector entre o Céu e a Terra, sendo o responsável pelo distanciamento entre os mesmos. Era também o senhor dos ventos e do ar. Segundo os mitos, assim que nasceu, se colocou entre seu pai Anu (Céu) e sua mãe Antu/Ki (Terra), distanciando-os para sempre. Tal evento provocou um coito interrompido e uma má gestação que ocasionou no nascimento de deuses híbridos, os Utukku.
Os mitos principais de Enlil, estão relacionados com suas disputas com os meio-irmãos Enki e Ereshikigal, o casamento com Ninlil. Quando Enlilainda era um deus jovem, se apaixonou por Ninlil, mas antes violentou-a antes do casamento. Ninlil, foi até a presença dos grande Anunnaki e pediu justiça. Os 12 grandes deuses decidiram pela morte de Enlil, então ele foi expulso de Dilmun (a casa dos deuses), para habitar com Ereshkigal emKur-Nu-Gia "A Terra do Não-Retorno".
Porém Ninlil o amava e decidiu seguí-lo até ao submundo. A chegar diante dos três primeiros portões do reino de Ereshkigal, encontrou com seus guardiões, que na verdade eram disfarces de Enlil. Sob esses disfarces, Enlil convenceu Ninlil de que só poderia passar se lhe cedesse favores amorosos. Ninlil logo percebeu quem era e assim o fez, sendo fecundada e gerando Ashnan, Ninazu, Nergal, Ninurta e Nanna.
Durante o período em que esteve nos domínios de Ereshkigal, teve de se submeter a ela para retornar ao reino dos vivos e assim gerou com ela Namtar, o vizir da rainha infernal.
A tradução do seu nome em sumério dá precisamente «Senhor do Vento» («EN» = Senhor, Lorde; «LIL» = Vento, Ar); uma interpretação "por sentido" do nome seria «Senhor do Comando».
Enlil fazia parte dos Anunnaki (an.un.na.ki – aqueles que do céu à terra vieram) Enlil era filho do deus An (céu) e da deusa KI (terra). A terra estava sob o comando de Enki, que teria sido o primeiro da família dos Anunnaki a chegar a este lugar.

Paralelismo Bíblico
Enlil é muito associado a Yahweh – o Deus dos Hebreus
Existem duas teorias em relação à CRIAÇÃO na mitologia Suméria:
a) Enlil criou o Jardim do Éden e Enki criou o Homem
b) Enlil criou o Jardim do Éden e o Homem. Enki aperfeiçoou o Homem.
Qualquer uma das duas hipóteses faz sentido porque segundo a bíblia a criação do Éden e do Homem foi feita por Elohim que no original Hebraico significa – Deuses (no plural).
A Bíblia refere em Génesis: Façamos o homem à NOSSA imagem, conforme a NOSSA semelhança. (sugere uma pluralidade divina).
Os relatos sumérios indicam que foi Enlil que resolveu destruir os homens com um dilúvio e foi Enki quem lhe deu os planos para a construção da Arca. Segundo a Bíblia o diluvio também foi uma decisão de Yahweh.
Segundo a mitologia Suméria foi Enki quem aperfeiçoou a criação do Homem. Segundo a bíblia foi a serpente quem deu a provar do Fruto Proibido" a Eva. Ou seja com muitos defendem, tirou-lhe a inocência e ela concebeu Caim (que era filho do maligno – I João 3:12).

Um dos símbolos da casa de Enki era na realidade a serpente
Os descendentes de Abraão seguiram Yahweh / Enlil e os egípcios por outro lado eram os protegidos da Serpente - / Enki (Yahweh) /span referiu num dos seus mandamentos … que te tirei do Egito, da casa da servidão… (Êxodo 20).
Enlil sempre foi um deus ciumento (zeloso) mas preocupado com o seu comando. Tal como Yahweh, o Deus Zeloso que cuidou do seu povo e o protegeu e o ajudou nas batalhas.

17 comentários:

  1. Enlil/Jesus Homem=Adam Ha Kadmon.

    Ninib/Cristo=D-us uno e trino, pai de amor!

    Enki/Cristo cósmico=Maytreya.

    ResponderExcluir
  2. Isso não existe ,porq quem criou a terra e tudo q há nela foi deus ...tirem essa ilusão da cabeça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu amigo saia da iguinoransia esiste milhares de monumento gigantesco que a seis mil anos atrais os hmens sem tequinologia jamais cosegueriam carregr pedras com mais de 30 tnoneladas por tanto so hmens de força descumunal conseguiriam comos os anunaques que tinham em media 04 metros de altura acodem para a verdade.

      Excluir
    2. os registros sumerios são escritos a milenios antes de moises escrever seu registo, sinto muito meu caro.o blog esta respaudado em provas

      Excluir
    3. os registros sumerios são escritos a milenios antes de moises escrever seu registo, sinto muito meu caro.o blog esta respaudado em provas

      Excluir
    4. E quem é Deus que tu escreveu com letra minúscula, o que você sabe sobre Ele, para ser bem honesto aqui, a espiritualidade existe, um reino não habitado por essa dimensão física se conecta a nossa, tenho várias provas em relação a isso, não há como negar, Jesus também é o caminho da salvação, isso também é muito forte, mas existe muito mais entre o céu e a terra que nossa vã filosofia consegue entender, o que me leva a que houve intercessores em nossa criação, não somos tudo nesse vasto universo, Deus em minha concepção não é um homem como a maioria imagina, se é onisciente, onipresente e onipotente, Ele não pode estar limitado as leis da física, Jesus veio testemunhar sobre um reino de outra dimensão, algo que é melhor nos limitarmos a nossa missão de evolução espiritual aqui na terra, mas questionar esses novos temas nos abre um leck de entendimento para não cairmos em prantos se algum dia descer aqui naves de outros planetas e viermos a descobrir que nossa anatomia física foi manipulada geneticamente por outros irmãos alienígenas que nos criaram a sua imagem e semelhança.

      Excluir
    5. Sabe o que eu acho mais lógico baseado nos escritos mais antigos encontrados na biblioteca de Ninive:

      Nos escritos mais antigos dizem que o nefilin (deus) Enki se acasalou com as descendentes de Adamu e gerou a Adapa e sua futura esposa e que foi daí que veio o homem moderno, dizem que segundo os escritos mais antigos, que Adapa subiu aos céus, foi a presença de Anu, só que segundo a bíblia Hebraica-Cristã, quem subiu aos céus foi Enoque, então fazendo uma analogia aqui, pode ser que o casal de Adapa e sua esposa foram advertidos a não colherem frutos numa determinada parte do grande jardim onde as frutas lá eram frutos dos nefilins (deuses), mas então Eva desobedeceu e se aproximou para experimentar do fruto, daí então ela encontra Enki que segundo alguns também é representado pela serpente, que daí talvez já a observava e lhe desejando a seduziu e copulou com ela, daí tendo se desposado com um nefilin, ela também se entregou a Adapa, até então eles não teriam maldade ao se verem nus, talvez eram um casal muito jovem e virgem, talvez a intriga entre Caim e Abel é que eram irmãos gêmeos de pais diferentes, que o cruzamento direto entre espécies diferentes pode ter acarretado um despertar na espécie humana, que os nefilins (anunakis) já tinham uma natureza de guerriar e que esse cruzamento modificou o DNA humano cro-magnon e foi daí o homo sapiens moderno mais inteligente que desenvolveu a agricultura e também levou consigo uma natureza de guerra onde desencadeou o desejo de morte de um irmão contra o outro, daí quem subiu aos céus não foi Adapa, mas sim seu descendente chamado por alguns de Enoque, também é dito que após a saída do jardim do Éden que o homem passou a arar a terra, isso tudo se conecta com um avanço da humanidade que passou de caçador coletor para agricultor, se estabelecendo por muito mais tempo nas mesmas terras que habitava.

      Excluir
  3. danilo, vc se refere ao criador do universo quando se fala assim como vc fala, porem a diferença nas coisas, No diluvio a biblia fala que Deus se arrependeu de fazer o homem, e la no novo testamento em joao 3.16 fala que amou seu filho de tal maneira que deu seu filho...aqui fica claro como ele se arrempende e depois fala que amou o mundo mais que tudo, a resposta esta em enlil no antigo testamento sempre severo e o criador que é outra coisa é o pai de Jesus. isso explicaria Deus vir a terra e ser como nós. a verdade doi mas liberta. voce acha danilo que Deus que vc ora mandaria fazer um assassinato em massa de crianças egipcias nas dez pragas do egito, cara nem eu nem vc faria isso o que dira o deus que amou o mundo de tal maneira...

    ResponderExcluir
  4. Admiradora compulsiva do blog, que tem sido fonte de pesquisa para meu projeto de vida...
    Gratidão por compartilhar sua sabedoria!!!

    ResponderExcluir
  5. A história apenas sendo repetida com personagens difeentesd. Quando se refere a Noé e o dilúvio, naquele tempo o mesmo aconteceu com Gilgamesh rei da Mesopotâmia,que também construiu uma embarcação para se livrar de um grande dilúvio. Engraçado é ver uma história tão antiga, sendo repetida com personagens novos, como fizeram na atual. A aproximação da verdade, só aparece para aqueles que buscam com um olhar amplo e não com o pensamento dentro da caixa! Perfeita postagem amigo. Parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só que quem foi instruído a construir a embarcação salvadora não foi Gilgamesh, foi Zilzudra, mas também não creio num dilúvio onde só sobrou uma única família, creio num dilúvio sim, mas que houve o refúgio em montes e que outras áreas do globo não chegaram a ser inundadas completamente.

      Excluir
  6. Mds, Santa Ignorância... Cego como Adão e Eva antes de terem a ciência do Bem e do Mal pela Sabedoria da Serpente! Tolos servos! Pobres escravos!

    ResponderExcluir
  7. Só tenho a agradecer por essa postagem. Perfeito.

    ResponderExcluir
  8. O Blog está de parabéns! Aborda um assunto profundíssimo que obviamente não será aceito pelos não despertos; no caso deste artigo, os que se dizem "cristãos".
    Este artigo é um ponto de partida para aqueles que pretendem conhecer a "verdade verdadeiríssima" de todos os tempos.
    O assunto ANUNNAKI é o "elo perdido" entre todas as culturas. Só penso ser lamentável as sociedades secretas continuarem a ocultar esses conhecimentos, se o momento da Grande Revelação é chegado. Tudo está prestes a vir a tona...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu era adventista. Nasci na assembleia de Deus e as 15 anos me tornei adventista do sétimo dia. Passei 12 anos na Igreja adventista, defendia a doutrina igual uma louca, porque lá no fundo eu achava que se as pessoas não abedecerem a Bíblia eles não seria salvos. Mas eu sempre tinha raiva de certos ensinos da Bíblia que mostrava um Deus sem misericórdia, eu tbm acreditava que Ellen White era uma profeta do Deus puro e perfeito mas eu tbm tinha raiva de algumas ideias que ela dizia ser inspiração divina mesmo eu tendo raiva vinha uma voz na minha mente dizendo para eu não ter raiva porque aquela mensagem era de Deus..com o tempo fui tendo raiva de muitos ensinos de Ellen White e da Bíblia tbm, e por sentir essa raiva eu sai da igreja e 3 anos depois que eu saí da igreja eu despertei assistindo um vídeo de Junior Legrazie com respeito aos Anunnake

      Excluir
  9. Eu sempre tentava ler a bíblia, mas achava confuso as atitudes de Deus. Só posso acreditar que naquela época haviam deuses e povos divididos pelos os mesmos.
    Agradeço pelas informações. Estou com meu coração aberto para ver, sentir e manifestar meu Ser na verdade .
    Paz a todos.

    ResponderExcluir
  10. Faz sentido tudo q relata aqui, to comecando a estudar sobre esse assunto e nunca eu entendia como um D'US poderia mudar de opiniao direto , para mim ficava claro q dois deuses agiam dentro das escrituras

    ResponderExcluir