Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

29 de abr de 2011

Glossário Grego (N)

(autoria desconhecida)

NEREU: Filho de Oceano e de Tétis. Casou-se com sua irmã, a Oceânida Doris e teve cinquenta filhas, conhecidas como as Nereidas. Nereu podia assumir qualquer forma que quisesse. Ele era cultuado por navegantes na Grécia.

NEREIDAS: Ninfas do mar, filhas de Nereu e Doris. São cinquenta as Nereidas e elas percorrem o mar no dorso de golfinhos. A mais famosa das Nereidas é Tétis.

NESSO: Filho de Ixião e da nuvem Néfele, Nesso é um centauro que tenta violentar Dejanira, a esposa de Héracles e é morto por este. Antes de morrer, Nesso recolhe o próprio sangue num frasco e entrega-o a Dejanira, dizendo ser uma poção do amor. Dejanira, ingenuamente, acredita no centauro e guarda o frasco. Tempos depois, Dejanira embebe a "poção do amor" numa túnica de Héracles na esperança de reaver o amor do marido que agora tem uma concubina chamada Íole. Tão logo Héracles veste a túnica, começa a sentir o corpo todo queimando; sua carne começa a apodrecer e, quando ele tenta arrancar a túnica, pedaços de carne vêm com o tecido. Dejanira, vendo o marido naquele estado, suicida-se. Héracles pede que lhe ergam uma pira e atira-se no ogo, morrendo.

NINFAS: Segundo consta, são filhas de Zeus. Divindades representativas da fecundidade da Natureza. São de diversas categorias e habitam o mar, lagos, rios, montanhas, florestas e até o interior de árvores. As Ninfas podem predizer o futuro. Os gregos cultuavam-nas e faziam-lhes oferendas de leite, frutas, flores, mel, etc.

NOITE: Filha do Caos e irmã de Érebo. Gera o Éter, o Destino, as Moiras, Tânatos, Hipnos (o Sono) e os Sonhos (que algumas fontes dizem serem filhos de Hipnos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário