Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

20 de ago de 2011

Deusa Ala

Mãe Terra.

Ala é a Mãe Terra das tribos Ibo, na Nigéria. Ela é a criadora da vida e senhora da morte.

Também tida como um espírito guardião da Terra. Era Ala quem cuidava e protegia seu povo, providenciando tudo o que favorecia e sustentava a vida como uma boa colheita, uma boa caça, pesca... Ela também fez as leis, ensinou os preceitos da moralidade e forneceu os meios para curar doenças.

E quando alguém morria, Ala estava presente nesse momento em que a alma fazia sua passagem. Também é chamada de Ani ou Ane.
Até hoje nos templos e residências nigerianas encontram-se esculturas em madeira representando a Deusa. Em algumas representações ela está cercada de crianças, em outras, segurando inhames e uma faca simbolizando a vida e a morte.
É comum também numa aldeia Ibo existir uma árvore considerada sagrada em que se colocam oferendas para Ala nela.

fonte: Agenda Esotérica

Nenhum comentário:

Postar um comentário