Pesquisar neste blog

A principal fonte dos textos postados aqui é da Internet, meio de informação pública e muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito (autoria desconhecida). Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos seus autores. Obrigada!

Abençoados sejam todos!

13 de set de 2011

Deusa Bendis

e a Lua Minguante.

Na Trácia, realizava-se o Festival de Bendideia em que se homenageava Bendis, a Deusa da Lua. Bendis era representante do poder destruidor da lua minguante e dos mistérios da noite e da escuridão.

Segundo a tradição, esta Deusa também proporcionava a vidência, a magia e a proteção àqueles que a procuravam. Costumavam-se fazer oferendas a ela nas encruzilhadas com bolos em forma de meia-lua.
Mais tarde, esta Deusa foi sincretizada com outras deusas lunares, como Ártemis e Hécate. Há referências desse Festival à época de Platão em que um dos eventos noturnos contava com uma corrida de cavalos com os cavaleiros segurando tochas. Era o que se podia chamar de “corrida das tochas”.

Para uma oferenda à Deusa Bendis em troca de um favor, recomenda-se fazer um bolo em forma de lua. Também há uma simpatia relacionada a ela para encontrar algo perdido. Escreve-se o nome da Deusa num papel, faz o pedido e o dobra dizendo que ela vai ficar presa nele até que o ajude a encontrar o que perdeu. E enquanto procura o tal objeto perdido, mantenha o papel dobrado sob o pé de algum móvel na sua casa. Quando achar o objeto, "liberte" Bendis.

Fonte: Agenda Esotérica

3 comentários:

  1. A semelhança de Hécate com esta deusa é imensa...

    ResponderExcluir
  2. A semelhança de Hécate com esta deusa é imensa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ela seria a face "sombria" de Hekátē, sendo ela a face minguante. Estou estudando e fazendo ligações entre ambas e Arinna, mas suponho que Arinna não seja uma das faces da lua, pois é a deusa solar. Então, suspeito da face donzela se tratar de Cibele, que por coincidência, também é próxima à Hekátē. Mas isso são crenças minhas, rs!

      Excluir