e a Lua Minguante.
Na Trácia, realizava-se o Festival de Bendideia em que se homenageava Bendis, a Deusa da Lua. Bendis era representante do poder destruidor da lua minguante e dos mistérios da noite e da escuridão.
Segundo a tradição, esta Deusa também proporcionava a vidência, a magia e a proteção àqueles que a procuravam. Costumavam-se fazer oferendas a ela nas encruzilhadas com bolos em forma de meia-lua.
Mais tarde, esta Deusa foi sincretizada com outras deusas lunares, como Ártemis e Hécate. Há referências desse Festival à época de Platão em que um dos eventos noturnos contava com uma corrida de cavalos com os cavaleiros segurando tochas. Era o que se podia chamar de “corrida das tochas”.
Para uma oferenda à Deusa Bendis em troca de um favor, recomenda-se fazer um bolo em forma de lua. Também há uma simpatia relacionada a ela para encontrar algo perdido. Escreve-se o nome da Deusa num papel, faz o pedido e o dobra dizendo que ela vai ficar presa nele até que o ajude a encontrar o que perdeu. E enquanto procura o tal objeto perdido, mantenha o papel dobrado sob o pé de algum móvel na sua casa. Quando achar o objeto, "liberte" Bendis.
Fonte: Agenda Esotérica
A semelhança de Hécate com esta deusa é imensa...
ResponderExcluirA semelhança de Hécate com esta deusa é imensa...
ResponderExcluirAcho que ela seria a face "sombria" de Hekátē, sendo ela a face minguante. Estou estudando e fazendo ligações entre ambas e Arinna, mas suponho que Arinna não seja uma das faces da lua, pois é a deusa solar. Então, suspeito da face donzela se tratar de Cibele, que por coincidência, também é próxima à Hekátē. Mas isso são crenças minhas, rs!
Excluir