A Caixa de Pandora.
Pandora era celebrada como a deusa das Riquezas da Terra. Sendo uma das manifestações da deusa Gaia, a Mãe Terra. É vista como a doadora, a “mãe que dá presentes a todos.”
Na mitologia grega, Pandora teria sido a primeira mulher criada por Zeus com a intenção de punir os homens. O Titã Prometeu havia roubado dos deuses o segredo do fogo para dá-lo aos homens. Então Hefesto, deus do fogo, e Atena, deusa da Guerra e da Sabedoria, foram incumbidos dessa tarefa. Todos os deuses os ajudaram a moldar Pandora. Cada um lhe deu uma qualidade. Pandora recebeu de um a graça, de outro a beleza, de outros a persuasão, a inteligência, a paciência, a meiguice... Mas não foram só qualidades positivas que Pandora recebeu. Hermes pôs em seu coração a traição e a mentira.
Epimeteu, irmão de Prometeu, ficou fascinado com Pandora. Mesmo tendo seu irmão recomendado que não aceitasse nenhum presente vindo dos deuses, Epimeteu a tomou como esposa. Mas avisou à mulher que não mexesse numa determinada caixa. Caixa esta que os deuses lhe haviam confiado e que continha todos os males do mundo. Pandora não resistiu à curiosidade e quando abriu a caixa, os males escaparam. Assustada, tentou fechá-la mas só conseguiu conservar o único bem, a esperança.
O nome Pandora pode significar Panta Dora, a que possui muitos dons. Ou a Pantôn Dora, a que é o dom de todos, no caso, dos deuses.
Seu dia é o 13 de junho e é um bom dia para mentalizar gratidão pelos presentes recebidos e principalmente pela sua própria vida. E se puder presenteie alguém hoje.
fonte: Agenda Esotérica
Nenhum comentário:
Postar um comentário